terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Cair no Espírito

“A minha casa será chamada Beit shel Tefilin - Casa de Oração”

Depois de pensar muito sobre o assunto achei que deveria escrever sobre os exageros que assistimos em determinados vídeos postado no You Tube sobre igrejas, pastores e os excessos em determinadas reuniões evangélicas. Bastar assistir meia dúzia de dez para entender o porquê de algumas pessoas ficarem completamente avessas a tais reuniões.

No intuito de proclamar uma mensagem de salvação, mudança de vida, etc., preletores e pastores não medem esforços para mostrar o que chamam de “poder de Deus” e alguns chegam ao estremo do absurdo! Eu tenho que admitir que tais exageros provocam certa repulsa em pessoas de outras religiões, e eu nem posso culpá-los por isso!

Na verdade, já li e vi comentários em blog de evangélicos que endossam as críticas porque também não suportam mais ver a religião, como eu disse a um amigo, transformada num remédio de tarja preta, com o qual se aprisiona crentes, para terem o total domínio sobre eles e suas contas bancárias.

Num determinado vídeo, o preletor nem se dava ao luxo de esconder sua satisfação quando as pessoas caiam ao chão, algumas possessas outras “no espírito”.



Engraçado que em outro vídeo aparece uma criança pedindo ao pastor para "cair" e ele prontamente atende. A menina que devia ter seus sete ou oito anos ficou deitada no chão. Fica difícil entender e até defender essa idéia de religiosidade ao ver esse vídeo. Outro vídeo mostrava pessoas caindo possessas como se fossem a atração principal do "culto". Eu não aceito que o “mal” (inimigo) se torne participante do culto de adoração a Deus. Quando ele passa a ser a parte fundamental da reunião. Pois sem a sua “participação” o culto fica sem graça e as pessoas desmotivadas a contribuir. Desculpem a franqueza de tal explanação, mas é a pura verdade!

Infelizmente, tais vídeos estão postados para quem quiser assistir, comentar ou criticar: pessoas rolando pelo chão como manifestação do poder de Deus, gritarias e rodopios, menos, bem menos ou quase nada de ensinamento da mensagem bíblica! Eu fico pensando naquele judeu (Jesus) caminhando de uma região a outra: Samaria, Galiléia, Judéia, Peréia... Arrastando aquela sandália de couro por estradas empoeiradas falando do reino de Deus, ensinando por parábolas, por gestos, com amor, com dedicação. Acho que ele não está gostando nem um pouco dessa bagunça toda!

Sabe, naquele momento em que Ele derrubou as mesas dos cambiadores e gritou pra todos ouvirem: “Está escrito: A minha casa será chamada Beit shel Tefilin! Casa de Oração”. Pois é, esse mesmo versículo é bastante usado para criticar os judeus da época, quando se ministra sobre oração! Será que se esse Jesus estivesse presente hoje nos cultos mencionadas acima, a quem vocês acham que ele chamaria: “Raça de víboras?” Hum?

Na urgência de se propagar uma mensagem mais “pentecostal”, determinadas igrejas exageram na liturgia dos cultos, se é que se pode chamar aquilo de liturgia! O fato é que as coisas estão saindo fora do padrão apresentado pelo "Mestre dos mestres". E deixem-me abrir um parêntese: Eu não estou me referindo àquele costume sócio-cultural em que cada país ou tribo ou região têm e que devem preservam em suas comunidades e liturgia religiosa. Não!

Estou falando dos exageros que invadiram as igrejas, devido talvez a demanda (quantidade de pequenas e grandes igrejas e diversos “ministérios” que surgiram no decorrer dos últimos anos) em que cada uma delas adotou uma forma de exercer sua religiosidade. Mas eu não culpo as pessoas que “caem no chão”, pois é a falta de ensinamento bíblico que leva a imaturidade, assunto que o apóstolo Paulo tanto combatia.(tadinho!)Mas a gente entende que tem gente que gosta desse tipo de apresentação! Falando sério: Tem gente que adora aparecer! Se você acha que eu exagerei é só passar no You Tube e conferir.


Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário