quinta-feira, 19 de setembro de 2013

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Semeando em todos os terrenos da vida


A Semente
 

              No processo da semeadura a escolha dos grãos a serem cultivados também é muito importante. Os melhores grãos darão melhores colheitas. Por isto eles são selecionados e separados para o plantio.


              Na parábola em questão, sabemos que a semente é a Palavra de Deus e que não há defeitos na Palavra. Na 2ª epístola de Timóteo aprendemos que: “Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (3.16).


 
             Como levar a efeito o processo de escolha dos grãos, acima mencionado, com relação à obra de evangelização?
 

              Levando em conta que os lugares que a semente caiu, é comparado ao coração dos homens pense na personalidade de cada um e que somos diferentes uns dos outros. É certo que o Espírito Santo também trabalha de formas variadas em cada coração. O semeador não pode abrir mão da quantidade de passagens bíblicas e versículos que a  Palavra de Deus tem, mas pode, com a ajuda do Espírito Santo, escolher o texto que falará com mais clareza ao coração do pecador.


              Assim, cada vida, cada situação e cada problema pode encontrar resposta nas páginas da Bíblia. Somente o Espírito Santo pode sondar cada coração e consolar os aflitos, pois este é um dos seus nomes: Consolador (João 14.16). Um semeador (evangelista) inclinado a dar lugar ao Espírito Santo certamente verá os frutos do seu trabalho e se sentirá plenamente realizado.


O Tempo


              Já mencionamos que a semente não brota instantaneamente, há um período de tempo entre um estágio e outro. Em contato com a terra, a semente passa por vários processos até se tornar uma árvore frutífera. O primeiro obstáculo é romper a escuridão do solo, criar raízes e erguer as primeiras e trêmulas folhinhas. O segundo obstáculo é vencer as diferenças climáticas e erguer-se resistindo as pragas, os insetos, germicidas e até a própria ação do homem.                  
   


              A Palavra de Deus se instala no coração do homem quando encontra lugar e mesmo enfrentando inúmeras dificuldades, que vai da falta de conhecimento do próprio pecador, as divergências religiosas e a ação maligna para retardar ou destruir a obra a ser realizada, mas o Espírito Santo está trabalhando. Como se não bastasse, o novo convertido pode ainda, sofrer as influências de parentes e amigos que discordam de sua fé.


              Mas ao contrário da semente comum, a Palavra tem poder de romper todas as conjecturas humanas, levando a efeito o processo de salvação do homem. Ela rompe todos os obstáculos e “penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. (Hb 4.12).

 
Adquira a obra Parábolas na Editora PerSe e saiba muito mais sobre Evangelização.