segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Sem dor, sem ganho


Resultado de imagem para academia

Definitivamente esta frase tem tudo a ver com o filme que leva o título Sem dor, sem ganho. O roteiro mostra um personal trainer numa academia ajudando os clientes a adquirirem mais músculo e um corpo "perfeito" a partir de uma série de exercícios. Embora a trama seja mesmo sobre roubo, engano e assassinato, o título mostra que se não há esforço físico para se conquistar alguma coisa ninguém vai dar valor a nada.

É o que acontece quando a pessoa se dedica em tempo integral por alguém, seja filho, marido, parente. Você pode fazer de tudo pela pessoa que ela não vai nem agradecer. E com um agravante vai dizer que é pura obrigação ou pior, não pediu nada e você fez porque quis. 

E não me venha dizer que nunca ouviu isso de uma filha ou filho. Você cerca a pessoa de carinho, se preocupa com o que ela deve comer, vestir e torna tudo tão fácil, que vira uma obrigação. E quando você acha que vai ter reconhecimento, lá vem a frustração. Esse tipo de decepção parece que me persegue a vida toda.

Sei que é difícil entender que os filhos crescem e que a medida que se tornam adultos precisam de espaço e também de deveres a cumprir. Mas tem horas que é tanta "coisa" fora do lugar que quando a gente percebe já está arrumando tudo. Mas isso não devia virar rotina. O tempo gasto em dezenas de atividades é o tempo que vai faltar para você mesma, para aquilo que realmente tem valor,

O "sem dor sem ganho" traz também uma grande lição: Todo esforço físico para manter a forma gera energia, satisfação, cansaço, valorização. Qualquer atividade também. Se o trabalho é sempre de outra pessoa, não precisa se incomodar em manter limpo, arrumado, guardado... Concorda? Aí você reclama que trabalha demais! Filhos não são perfeitos e nem é pra ser mesmo! Eles estão em fase de crescimento, adaptação, aprendizado. E eu não estou falando de crianças de 2 ou 3 anos. Já passou dos 20? Vai à luta! Vestir a roupa limpa que a mamãe lavou é muito fácil!

Mas existem outros fatores relacionados a determinadas atitudes dos filhos que merecem uma avaliação, Nem tudo é pirraça. desleixo ou irresponsabilidade. Uma crise existencial pode estar nascendo no quarto ao lado. Preocupe-se, converse, reserve um tempo para orar e pedir ajuda divina e se for o caso até procurar a ajuda de um psicólogo. Não resuma sua colaboração em apenas lavar e passar ou prover o sustento.

O problema dos pais é achar que tudo é fase, que vai passar, que no ano que vem vai ser diferente. Acorda! O tempo só está passando pra você! E espelho não mente! Sem dor, sem ganho, ou seja, sem esforço, sem valorização. Faça uma análise das suas atividades diárias ou semanais e vai se surpreender, porque muitas delas estão relacionadas a outras pessoas.

Outro fator importante é que toda ação gera uma reação. O lado positivo é que uma mudança pode desencadear uma série de efeitos colaterais. E você tem que aprender a conviver com isso. Mas no final das contas você vai melhorar a sua qualidade de vida com atividades extras que vão te beneficiar.


Marion Vaz

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Oração em Depósito - Um Investimento Espiritual


Ao ouvir esta frase logo me veio a mente uma série de momentos que, na maioria das vezes, nos sentimos sem forças, fracos demais até para orar. Um ministro de D-us passou cerca de 15 horas com dores tão intensas que não conseguia pensar nem em orar... Então nos disse: É preciso ter oração em depósito! 

Sabe aqueles momentos em que D-us te levanta de madrugada para orar e você nem sabe por que? E naqueles dias em que você sente vontade de pedir a D-us por todos os familiares, amigos e vizinhos? Naquela madrugada fria, com insônia, sem programação boa na TV que você olha para todos os lados da sala até que seus olhos encontram a Bíblia na prateleira e você pensa: É... Vou orar! Sabe aquela oração sincera, sem pressa de terminar porque existe outras coisas pra se fazer, e que você perde a noção do tempo e fica ali aos pés do Senhor? Então... Oração em depósito!

Não que o ser humano descarte que há esta necessidade de um período de oração diário seguido de adoração e gratidão ao nosso D-us por todas as bênçãos que Ele tem derramado. Não!

Oração é aquele encontro com D-us! Aprendi neste domingo que orar é um padrão de comportamento! Aquele parênteses que você abre no meio do dia, em meio ao corre corre da vida, para ter um momento à sós com o Senhor. Não só para pedir, mas para agradecer e louvar o nome Dele.

O que é oração em depósito? Você deve estar perguntando. É mais do que aquela lista sem fim em que a pessoa apenas pede e pede... Também não é aquele grito de desespero quando você está passando por alguma privação, alguma adversidade, problemas familiares ou doenças... 

É um investimento! Não igual a uma conta bancária, poupança ou acordos... Mesmo porque tudo isso gera juros e correções monetárias que tiram mais do que se deposita. É um investimento espiritual! Assim como as nossas atitudes demostram pra D-us o que somos ou pensamos, nossa devoção, amor e dedicação, a oração diária e contínua vai somando "pontos" a nosso favor. No dia da angústia, das aflições da vida, no momento em que achamos que vamos desfalecer, o Senhor se lembra das nossas orações e nos sustenta, nos responde, nos livra. 

Porque tem horas, que a própria Palavra de D-us nos diz, que é o Espírito de D-us que intercede por nós com gemidos inexprimíveis, de tanto que estamos sofrendo e precisando de ajuda. A oração em depósito é indispensável. Ninguém pense que:
- "D-us é bom e Ele me livra mesmo eu estando assim ou daquele jeito..." - Pense sim, que muitas vezes tal livramento se deu por causa da oração em depósito de outra pessoa que também intercede diariamente,

Ore mais! Estabeleça limites nas atividades cotidianas para ter tempo de buscar ao Senhor.

Sejamos crentes, não apenas como adereço de uma religiosidade, mas crendo no poder de D-us em nossas vidas e que ele nos livra não porque somos "crentes", mas por causa do seu amor para conosco.



Marion Vaz