segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

E a história se repete... Um Vale de lama em Brumadinho


Image result for brumadinho

Related image

Related image

Image result for brumadinho

Related image

Image result for brumadinho

Imagens Google.com

Parece que um prognóstico eventual sobre as barragens utilizadas pela Vale e outras empresas de mineração são sempre otimistas até que um episódio como este aconteça. O inevitável é adiado por meses ou anos e tido como "comum" no caso de documentação e uma ação governamental e a exploração de minérios continua em ritmo frenético a fim de cumprir os prazos estabelecidos.

Então... Assistimos tragédias como esta, da semana passada em Brumadinho/MG, como se fosse a primeira vez que acontece. Nos debulhamos em lágrimas e sofremos as perdas e danos das famílias enlutadas como se só isso bastasse. Amanhã a tragédia vai se repetir em outra cidade e lá vamos nós com a visão embaçada pelas lágrimas pedir uma punição, uma eventual atitude dos governantes eleitos e... talvez, quem sabe, uma reparação financeira por parte da Empresa responsável aos familiares dos mortos soterrados pela lama.

Pareço insensível, mas não sou. Fico me indagando como se deixa uma situação de contenção de uma barragem chegar ao extremo, de forma que vidas humanas fiquem em perigo iminente? Só a Empresa Vale tem cerca de 143 barragens e em todo o país somam mais de 780 segundo um levantamento no ano passado. Você pode morar no caminho da lama de uma dessas barragens e nem sabe! Quem é que sabe? 

O meu raciocínio é que essas empresas de mineração tem responsabilidade de manter suas barragens num nível de contenção que não ponha em risco a vida das pessoas. Que utilize material adequado para construir tais instalações e faça vistoria e reparos constantemente. Que a pessoa indicada para o cargo seja fidedigno em seus memorandos e que esses documentos não sejam ignorados! É o mínimo que se espera! Se a barragem implodiu é porque não houve um reconhecimento apropriado das instalações ou que a análise final foi totalmente ignorada e os prazos de reparos adiados. Não foi um acidente ou um incidente isolado. O mesmo aconteceu em Mariana/MG cujo reservatório que se rompeu em 2015, tinha capacidade de armazenamento de 45 milhões de metros cúbitos de lama. O de Brumadinho armazenava cerca de 12,7 milhões de metros cúbitos de lama. 

Se você for curioso abre o Google maps e dá uma olhadinha só no território de Minas Gerais e veja a quantidade locais de mineração e as condições de proximidades dessas barragens com as cidades. É muita lama!

Na minha singela opinião é um caso de crime ambiental, porque com o rompimento a lama inunda as regiões próximas e chega a reservatórios de água potável colocando em risco a vida de pessoas de outros estados do Brasil também. Desculpa, mas só chorar ou ficar com raiva não resolve. É preciso uma ação mais rígida por parte dos governantes em exigir sim uma investigação detalhada sobre as condições de contenção das barragens utilizadas. 

A nova lei em vigor implica que tal responsabilidade é apenas dos donos dessas empresas. Então... o que resta para a população daqui para frente? Pá, enxada e bota nos pés?

Image result for brumadinho

Meus sentimentos as famílias em luto.

Marion Vaz

domingo, 20 de janeiro de 2019

Quebrando paradigma

Related image

O que é um paradigma? O dicionário online explica que é um padrão estabelecido,uma norma, um sistema. De forma mais prática quebrar um paradigma é romper um padrão estabelecido, quer seja na política, na vida social ou na família. Ponto. Esta semana ouvi muito sobre isso. Se alguém alcança uma formação acadêmica ela quebra um padrão dentro da vida familiar em que ninguém até aquele dia conseguiu.

Esse padrão estabelecido para uma família é normalmente como uma praga que contamina várias gerações. Às vezes, somos vistos como um "João ninguém", uma pessoa sem expressão, ou como já disseram: mais um para passar fome! E se observamos bem de perto é provável que, por causa das palavras negativas, tem gente que não busca um futuro. E passa anos da sua vida sem qualquer desejo de seguir em frente, de um emprego melhor, de se realizar profissionalmente.

Se você mora em um lugar com parentes ou vizinhos cujos pensamentos e atitudes são medíocres é bem provável que você tenha um futuro medíocre. Que seus dias sejam difíceis e suas noites agitadas. E que você entre em conflito com Deus por achar que Ele podia mudar as coisas e ao invés, parece que fica assistindo de camarote toda essa desgraça.

Mas... Se você se revoltar e decidir seguir em frente, custe o que custar, derrubando muralhas e quebrando paradigmas é bem provável que, no decorrer do caminho algo de diferente aconteça. E se você se esforçar o suficiente pode ser que seus filhos e netos não percam essa nova visão e a esperança também brote nos corações deles. 

Mas... Tudo depende de você. Não se engane. E pode ser que tenha que caminhar sozinho porque tem coisas que Deus faz e tem coisas que Ele não faz. Nem que você implore. 

Para mudanças extremas são necessárias atitudes pessoais (ouvi isso hoje). Temos que decidir de que lado vamos nos posicionar, se com os vitoriosos ou com os "vizinhos medíocres". E é claro que essa é uma área abrangente. No artigo anterior afirmei que você pode sonhar alto. Então, crie expectativas sim, faça planos, trace uma diretriz e não desista diante das dificuldades. Se você não pensou nisso até hoje, está na hora de escrever sua própria história.


Marion Vaz






sábado, 19 de janeiro de 2019

Em silêncio aguardando a resposta de Deus

Related image

Uma atitude sábia é ficar em silêncio diante de determinadas situações. Não sei se por questão de paz interior, mas a verdade é que muita gente prefere o silêncio. Às vezes não vale a pena entrar numa discussão só pra fazer valer aquilo que acreditamos ser verdade. Com certeza numa situação de vida e morte é melhor optar em permanecer calmo e agir com sabedoria.

Mas, o mundo que nos cerca prefere mesmo o modo On. Todo mundo quer ter razão, não importando aonde aquele bate boca vai levar. E quando se diz respeito a vida espiritual querem agir da mesma forma. Se Deus prometeu tem que cumprir. Se Ele falou vai acontecer. E de preferência agora mesmo! Estou com pressa! Tem que ser agora mesmo! Já esperei muito tempo! 

Com certeza em algum momento fizemos as mesmas exigências sem entender que as coisas não funcionam dessa forma. "Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu", como lemos no livro de Eclesiastes. E não importa o quanto achamos que estamos preparados para receber aquela benção, só o Senhor sabe o dia e a hora certa. E ouvir isso mexeu muito comigo esses dias. Porque há algo que eu almejo em meu coração e não importa o quanto o tempo passe, eu nunca vou desistir desse sonho.

Às vezes, queremos coisas simples que, com um pouco de empenho da nossa parte, podemos alcançar. Tudo bem. Mas às vezes queremos coisas que parecem inatingíveis. Sonhos mais audaciosos, que envolve dedicação, tempo e valores. 

Mas a palavra do profeta de Deus é que às vezes precisamos ficar em silêncio aguardando o agir de Deus. E ficar em silêncio não quer dizer ficar inerte, parado, amedrontado. Precisamos nos preparar em todos os sentidos porque não sabemos o propósito de Deus em relação aquela benção. E simplesmente, se não alcançamos ainda é porque não estamos prontos para o "lugar" que havemos de ocupar. 

Queremos tantas coisas, mas já reparou que não nos preparamos para tal projeto? E só querer não é o suficiente. E Deus falou isso de uma forma tão clara que eu chorei. Não porque eu perdi as esperanças, mas porque na mesma semana entrei em conflito e orei a Deus sobre aquele assunto e sem qualquer tipo de aviso prévio, naquela mensagem online, num canal do YouTube, Deus me respondeu que não estava no tempo certo. 

Sonhe. Sonhe alto. Conquiste seus ideais. E se prepare para grandes acontecimentos. 


Marion Vaz




domingo, 13 de janeiro de 2019

Sementes

Related image

Existe um ditado popular que nos alerta quanto aquilo que estamos plantando e o que esperamos colher. A Palavra de Deus nos adverte que "tudo o que o homem semear, ele vai colher". Neste começo de ano fiz uma pequena pausa e pensei no que eu realmente quero "colher" daqui pra frente.

Então, não importa se está relacionado a vida sentimental, financeira, espiritual ou profissional, devemos pensar muito em que tipo de semente estamos investindo nosso tempo e recursos. Se queremos um futuro melhor, um parceiro amigo, uma carreira brilhante ou maior envolvimento com Deus (não necessariamente nesta mesma ordem), devemos em primeiro lugar selecionar a semente certa, arar a terra e plantar,

Como naquela Parábola do Semeador, uma semente pode cair em diversos tipos de terrenos, pode brotar e murchar logo em seguida, pode nascer e não ter o crescimento esperado ou pode até crescer, mas não dá frutos. A única semente que floresceu, cresceu e deu rendimento foi aquela que caiu numa terra boa. Numa terra que foi previamente preparada para receber o grão. Na interpretação da parábola, a semente era a Palavra de Deus e a terra era os corações dos homens.

Mas se pensarmos um pouquinho, a nossa decepção pode sim estar ligada ao tipo de terreno em estamos investindo nosso talento. Temos os recursos necessários, mas fala sério, o terreno é ruim! E ao invés de encararmos essa realidade continuamos a cometer os mesmos erros na esperança que algo diferente aconteça. Posso falar a verdade? Tem coisas que não mudam nem a curto ou a longo prazo! Está na hora de acordar e recomeçar, de repensar planos, mudar de estratégia e colocar novos interesses a frente dos projetos.

Existem milhares de sementes e a gente fica aí, estagnada, perdendo tempo e enxugando as lágrimas quando tudo dá errado. Liberte-se! Você tem sonhos? Eu também! Não é pra desistir deles. Mas sim mudar de estratégia. A semente é boa! Ela só precisa de um terreno fértil. E isso quer dizer que você tem muito trabalho daqui pra frente!

Marion Vaz