Resolvi escrever este post por causa de uma frase que usei nas redes sociais e trouxe polêmica. Estava me sentindo muito sobrecarregada com os problemas do dia a dia e disse que naquele momento só queria apenas um ombro amigo que me acolhesse e que disse que vai ficar tudo bem.
Esta frase: Vai ficar tudo bem, pode até não ser verdadeira. Por maior que sejam as nossas expectativas em resolver tudo, com certeza vamos ficar em débito com alguém. Mas você vai concordar comigo que a frase nos impulsiona a seguir em frente. Quando se faz esse tipo de afirmação, estamos confiando numa solução, num projeto, num meio de solucionar aquela "bagunça" toda.
Pode ser que nem a pessoa que afirmou que as coisas vão melhorar acredite no que está falando. Faz porque é amigo (por isso usei o termo), porque não quer te ver desiludido ou porque está cansado de toda ladainha. Pode ser só aquele tapinha nas costas. Sabe? Eu até brinquei afirmando que nem precisa ser amigo, só o ombro seria suficiente (risos).
Mas enfim... Várias pessoas se manifestaram e deram opinião sobre o assunto. Alguns foram empáticos e me fizeram sentir acolhida. Outros acreditam que amigo sincero não existe. Alguém encara de outra forma, que é preciso uma auto afirmação pessoal para seguir em frente sem depender de terceiros. Ok. Cada opinião é válida porque reflete também o estado de espírito da pessoa. Isso foi algo que eu percebi. Alguém pode estar passando por um momento de crise passageira que alterou o emocional da pessoa. Ok.
Independente de qualquer coisa é importante acreditar nas pessoas, nos sentimentos, no gesto de carinho que demonstram. Amigos verdadeiros existem sim, eles estão em toda parte e aparecem quanto necessitamos. Mas também é uma realidade que ficar chorando e sentindo pena de si mesmo não resolve o que depende da nossa própria decisão.
Mas quem são nossos verdadeiros amigos afinal? Isso você vai ter que decidir na prática. Segue algumas dicas: Alguém em que possa confiar. Aquela pessoa que está presente, que caminha junto e que fala o que você não quer ouvir, tipo: esta roupa não te favorece. Ela enxuga as lágrimas ou chora junto. Que está sempre vestida para sair ou pode até chegar atrasada e dá mil desculpas. Vocês riem juntos de qualquer coisa que aconteça e no final o dia parece que foi mais leve.
Marion Vaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário