A comemoração do Pessach (páscoa) traz a memória um dos episódios marcantes da história bíblica: a saída do povo de Israel do Egito. Após 430 anos de escravidão, os hebreus começam uma longa caminhada pelo deserto para alcançar a Terra Prometida.
Moisés é o lider espiritual consagrado por Deus para essa missão. Em cada lar, os judeus comemoram com seus familiares, assentados a roda da mesa, esse mitvot ordenardo pelo Eterno Deus de Israel e relembram cada detalhe do relato bíblico, ensinando e repassando de geração em geração esse costume judaico: O seder, a leitura do Agada e no final do seder, eles apresentam essa oração: HaShaná Havaa Ierushalaim - "No próximo ano em Jerusalém"
A páscoa cristã abrange outro significado: Morte e ressurreição de Jesus Cristo. Os episódios descritos nos Evangelhos, mostram passo a passo os últimos dias de Jesus, sua condenação e crucificação. O mesmo relato também faz parte de várias apresentações em teatros, Lonas culturais e também nos Arcos da Lapa do Rio de Janeiro. Fiéis de todas as idades se rendem a esse dramático episódio que marca o início do Cristianismo.
A devoção apaixonada de Jesus pela humanidade, oferecendo-se em sacrifício a favor dos pecadores faz parte das pregações em todas igrejas do mundo e traz essa mensagem do amor incondicional de Deus para a salvação da humanidade:
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele cre não pereça mas tenha a vida eterna" João 3.16
Marion Vaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário