Um dos atrativos da Bienal do Livro no Rio de Janeiro, que aconteceu no início do mês, foi a Bíblia em braile, exposta no Stand da Sociedade Bíblica do Brasil. Foi a primeira vez que vi um exemplar tão de perto e pude até tocar. Perfeito para aquelas pessoas que dependem desse recurso para estar em contato com a Palavra de Deus.
Interessante também que a SBB oferece exemplares da Bíblia (versão revista ou atualizada – tamanho bolso) por apenas R$ 2,00 e 2,50. São ótimas para evangelização ou para presentear novos convertidos ou aniversariantes.
O importante é que o Ide e Pregai está em pleno funcionamento, seja através da distribuição de literatura bíblica ou do próprio ato de se falar a Mensagem de D-us a toda criatura.
O que também pude comprovar ao entrar numa determinada Igreja e ver que havia cadeiras reservadas para pessoas com deficiência auditiva. Além de poderem participar do culto num lugar apropriado, também recebiam todas as mensagens ministradas nos hinos e nas pregações através de sinais.
Observei que havia professores de crianças, capacitados para essa tarefa, o que me fez lembrar essa recomendação de Jesus exposta no Evangelho de Marcos (16.15)
Outras igrejas também usavam esse tratamento diferenciado em programas de televisão, mas gostaria de parabenizar a ADVEC por essa iniciativa.
Os textos bíblicos, principalmente no livro de Atos mostram o trabalho dos apóstolos de Jesus nessa árdua tarefa de expandir o reino de Deus. Eles testemunhavam do “que haviam visto e ouvido” de cidades em cidades, de aldeias em aldeias. A mensagem basicamente bíblica trazia à memória a morte e ressurreição de Jesus e suas ordenanças, e seus seguidores faziam os mesmos milagres que seu Mestre já havia determinado que fizessem (VS. 17-18).
Assim, nos dias atuais, devemos utilizar todas as ferramentas disponíveis para fazer chegar a toda criatura, a mensagem da Palavra de Deus. Crendo que essa Palavra tem poder de modificar a vida do pecador, fortalecer, instruir em Verdade e também alimentar as nossas almas.
Salmos 103
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.
Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades,
Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia,
Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.
O SENHOR faz justiça e juízo a todos os oprimidos.
Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel.
Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade.
Marion Vaz