sábado, 9 de fevereiro de 2019

Raabe - Decisões que mudam destinos

Image result for jericó
Ruínas de Jericó

Acho que morar numa casa em cima da muralha de Jericó deu opções de mudança de vida para aquela mulher. Até a chegada dos dois espias tudo parecia normal. Durante os anos anteriores ela vivenciou dores e amarras onde suas atitudes denunciavam que os seus relacionamentos amorosos estavam fora do padrão comum. Nem podemos condena-la porque não sabemos como tudo começou, os porquês, as necessidades financeiras ou qualquer outro tipo de problema que a tenha direcionado para aquela vida.

As notícias da presença de um povo hebreu cujo Deus abriu o Mar Vermelho chegou antes da multidão que se aglomerou nos arredores. Quando esse povo com crenças diferentes estava nas imediações os outros reis se apavoravam. Não era mais uma questão de medir força por que poderia agir contra um Deus que controlava a Natureza? Então a população de Jericó ficou em alerta e os portões se fecharam. E quando os dois espias chegaram disfarçados observando tudo, viram que os muros extremamente altos e largos eram um obstáculo para o povo de Israel. Foi então que entraram na casa de Raabe.

E o que Raabe poderia fazer?  Tinha que decidir de que lado ficaria, se morreria orgulhosa com os da sua terra ou se viveria ao lado do povo hebreu. A mulher não teve muito tempo para pensar. Ao encarar os espias já sabia com quem estava lidando. Ela escolheu viver. E isso não era tão simples assim. Depois esconder os espias e se certificar de que ficariam bem até o dia seguinte, fez uma proposta. Ela pediu que usassem de misericórdia para com ela e preservasse a vida do seu pai e dos seus familiares. Raabe não pensou nela mas sim na família. Quando o povo de Israel invadiu a cidade de Jericó a ordem de Josué foi que os espias entrassem na casa da mulher e tirasse Raabe e toda a sua família em segurança.

A casa em si seria destruída com a guerra. Mas interessante notar que na casa na muralha havia expectativa, mas também havia esperança. Se antes havia medo, traição e angústia, agora tinha paz. Se durante um tempo foi lugar de constrangimento, agora era um lugar em que a família estava reunida.  O que me faz pensar que em que tipo de ambiente estamos criando filhos e netos?  O pai e os familiares da mulher podiam ter se recusado até a entrar naquele lugar, tendo em vista a história de vida de Raabe, embora que fosse para salvar a própria vida. Mas não. Eles confiaram naquela mudança que Raabe estava apresentando para ela e para os demais.

Mesmo que você seja contra a esta ideia, somos responsáveis uns pelos outros, pelo que sentem em relação a Deus, pelas opções profissionais, e como vão reagir aos conselhos que nos pedem. Somos responsáveis em guiar, instruir, nutrir os sonhos, manter a segurança física e espiritual daqueles a quem amamos.

Nossas decisões não mudam só o nosso destino, mas influenciam na vida daqueles que estão ao nosso redor, porque as pessoas observam nossas atitudes e consciente ou inconsciente acham que somos confiáveis. O que nos traz grandes responsabilidades diante de Deus.


Marion Vaz


Nenhum comentário:

Postar um comentário