Já viu aquela pessoa que aguentou tudo e mais um pouquinho até que de repente explodiu? Ok. Você pode até dizer que não está nesse ponto, que está só um pouquinho estressada e que consegue se controlar. Tem gente assim em toda parte. Porque na verdade, acredito que somos a geração do stress.
Pode reparar nas pessoas que estão ao seu redor e do quanto elas tentam respirar profundamente antes de perder a calma. E quando alguém sai do ambiente só para beber um pouco de água e contar até 10. E não importa onde você esteja, cuidado, alguém pode estar prestes a "explodir" de tanta carga emocional que carrega. Observe com atenção em gente que fala sozinha no meio da rua: Essa foi a última vez... Nunca mais!" Gente que desliga o celular antes da conversa terminar, ou que esbarra em você e nem pede desculpa. Motorista que buzina quando o sinal ainda está amarelo, outros que passam voando pelo sinal fechado só para não perder um segundo sequer. Atendente que te dispensa antes de ouvir o assunto ou aquele monte de resposta automática que você recebe porque a pessoa não está nem aí para o seu problema.
Gente estressada transfere toda a sua carga emocional negativa para outras pessoas com suas queixas e repetições de assunto, briguinhas e vocabulário de baixo calão. Gente com mais de 50 anos devia ter mais vergonha na cara e devia parar de fazer determinadas coisas.
Ando meio estressada ultimamente, confesso. Não sei se por causa da vida em si, ou do momento presente, às vezes sinto vontade de dormir e acordar em outro lugar. Quero me mudar. Com certeza. Às vezes, o ambiente te estressa e você precisa sair correndo. Sinto falta do ar puro, de uma noite de paz e um acordar tranquilo. A minha paciência está no limite.
Deve ser por isso que quando Deus quis fazer um pacto com Abraão disse para ele se mudar. Sair do meio da cidade onde vivia, do meio da parentela e ir para um lugar longe (Gn 12.1). Você precisa deixar algo para trás, se quiser crescer, que quiser qualidade de vida. Se você se acostuma com o tem e o que vê, acha que não pode alcançar algo melhor. E Deus não podia trabalhar na vida de Abraão se ele estivesse naquele ambiente. E Abraão saiu para uma terra distante sem fazer perguntas. Mudança significa correr risco, se desgrudar do que é aparentemente seguro para algo novo.
É importante saber que não se pode fugir de tudo, mesmo porque em qualquer lugar vamos lidar com os problemas que já enfrentamos. Então é melhor respirar profundamente ou contar até 10 antes de qualquer atitude mesmo. Mas o importante é estar bem de saúde mental, física e espiritual. Uma coisa depende da outra. E como a Bíblia cita: "Se possível, tende paz uns com os outros". Mas se puder mudar de ambiente, corra, fuja, sem olhar para trás.
Marion Vaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário