quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Público Alvo



Chegar à perfeição é o objetivo de qualquer indivíduo, por isso ele cresce, estuda, trabalha, ama, e tudo é feito com muita intensidade para que ao final de tudo se vanglorie de ter dado o melhor de si para conquistar seus ideais.

No meio literário não é diferente. Muitos pensam que às vezes é pura sorte. Outros já dizem que uma boa idéia vale milhares de reais na conta bancária. Para outros é fruto de muita dedicação e amor pelo que se faz.
Há quem diga que um texto perfeito faz a diferença, e sem falar naqueles que insistem que é a propaganda e marketing que produz os Best Seller da vida. 

Cada um pode ter sua parcela de “culpa”, afinal no mundo de hoje há livros que alcançaram Record de vendas e já foram lidos por milhões de pessoas. Particularmente tenho minhas dúvidas quanto algum dos títulos apresentados. Mas quem faz a diferença mesmo é o leitor. É ele que conta na hora que seu livro chega às livrarias!

Então é hora de pensar que tipo de público você deseja alcançar e para quem você está escrevendo. É importante definir que o público alvo é quem vai comprar o seu livro, ler, analisar, se agradar e certamente fazer propaganda dele. 

Não deixe de avaliar esse grupo de pessoas antes de começar a escrever, direcione suas informações para as necessidades básicas do seu leitor, pesquise outras fontes que tenham a mesma visão. Diversifique quando se tratar de adolescentes, jovens, crianças. Há assuntos que agradam mais as mulheres. Os homens costumam ser mais práticos.

Mas o público adulto tem em comum o que podemos chamar de sensor literário, embora que, cada pessoa tenha suas próprias características e preferências, de modo global todos podem ser atraídos para um mesmo estilo literário, diferente dos mais jovens que estão se adaptando a cada fase na vida em sociedade.

Você sabia que cada grupo que compõe o público alvo tem suas necessidades, seus interesses, que variam também conforme as localidades aonde residem?  Assim um adolescente de uma região brasileira, por exemplo, pode ter interesse diferente daquele que reside em outra região.

Então é óbvio que se o assunto da obra atrair a todos, maior será a aceitação e o entendimento do material exposto. Que satisfação para um autor poder alcançar as necessidades de pessoas em diferentes localidades! Geralmente, pensando-se em alcançar pequenos grupos, não se faz as adaptações necessárias e perde-se muito com esse tipo de mentalidade.

Para lançar um produto e alcançar um grupo de mulheres, uma empresa faz pesquisa de mercado, entrevistas, reportagens e só depois a propaganda do seu produto. Às vezes, uma boa campanha de marketing vai definir as vendas. 

E no campo literário religioso, por exemplo, qual é a real necessidade da mulher? O que lemos de “Mulheres Avivadas” é alarmante como se só isso bastasse! Você vai concordar comigo que esse é o lema escolhido praticamente em todas as igrejas pentecostais, para congressos, nomes de conjuntos, pregações, etc. Então se você quer escrever para mulheres tente fazer algo diferente!

Literatura infantil é um dos campos mais liberais que existem. As editoras estão repletas de livros coloridos, cheios de desenhos, brincadeiras e histórias que cativam as crianças nas diversas faixas etárias. Temos livros cujas imagens dão a impressão de movimento, páginas com essências aromáticas e nos mais variados formatos. Tudo para agradar a criançada. 

O autor precisa desenvolver bem os textos, usar a psicologia e encarar com seriedade as necessidades e as limitações de nossas crianças e escrever de acordo com a capacidade de entendimento. Não basta encher de quadrinhos coloridos, tem que aguçar os sentidos, deixar a imaginação livre e presentear as crianças com um lindo trabalho.

Já percebeu que são poucos os super-heróis na literatura cristã para crianças? O escritor fica com medo de criar “alguém” que possa substituir Jesus na mente da criança e por sua vez, as nossas editoras reagem de forma negativa a essa idéia. 

Assim na maioria dos livros infantis só resta mesmo adaptar os personagens bíblicos, cujas histórias não podem ser modificadas, enquanto na literatura secular temos um número de super-heróis importados de livros e filmes americanos e japoneses. Alguém sabe me dizer qual o nome de um super-herói brasileiro? Fica aí a dica para quem quer surpreender com alguma idéia nova!

Conhecer o público alvo é fator essencial para a aceitação de uma obra no mercado literário. Imagine que a aceitação da obra também tem um público específico. Há assuntos que podem atrair a atenção de vários grupos de pessoas, mas outros atingem somente uma área e às vezes bem restrita.

Assim, esteja disposto a investir pesado na arte de escrever e surpreenda seus leitores.


Marion Vaz

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