sábado, 24 de março de 2012

Uma árvore plantada num vaso pequeno



Ao ouvir essa frase pela primeira vez logo me veio à mente uma árvore com seus galhos largos repleto de folhas e frutos tentando se equilibrar num tronco que ia se afinando até chegar à raiz que estava presa a um pequeno vaso. 

Quando ouvi as razões pela qual foi feito o referido comentário, imaginei a mesma árvore num determinado lugar, onde outras pessoas também  se movimentavam de um lado para outro seguindo o ritmo de suas atividades. Pessoas que estavam completamente alheias ao dilema da pobre árvore.

Então pensei  que muitas pessoas vivem um momento de frustração ao perceberem que seus superiores não estão valorizando o seu potencial.

Foi quando me lembrei de uma situação em que alguém disse claramente que não me daria um emprego porque não acreditava no meu potencial, apensa r de ter visto o meu desempenho em outras áreas e saber que eu era competente. Saí dali com o coração triste, lágrimas no rosto e sem forças para seguir em frente.

Mas eu não me deixei abater por muito tempo, logo fui atrás de outras oportunidades e consegui! Mas tem pessoas que ficam prostradas, feridas com certos comentários e desistem de vencer na vida!

Muito triste quando alguém se sente tão superior que é capaz de magoar uma pessoa por ela estar num momento de declínio financeiro. Muito triste quando uma empresa descarta um funcionário quando a culpa é toda do gerenciamento, porque a empresa não se preocupa em oferecer oportunidade de crescimento, o mínimo de conforto e reconhecimento público.

Talvez você também se sinta assim, desmotivado, cansado demais até para pensar. Pode estar trabalhando muito  e não está vendo nenhum tipo de compensação. 



Talvez sua empresa exija demais, delega uma cota de funções acima do padrão e não se sente com a menor obrigação de pensar no funcionário, apenas nos lucros. Isso pode acontecer com qualquer um. 

Na vida espiritual não é diferente! Muitos acham que não recebem as bênçãos que “merecem”  porque D-us não está nem aí para suas necessidades. Cuidado com tal pensamento!

A nossa árvore não está nesse contexto, pois quase todo o seu tempo é para fazer a obra e ela tem se esforçado muito para conquistar almas para o reino de D-us.


No entanto, em termos profissionais, está fixada num terreno tão pequeno que não permite expandir suas raízes. Conclusão: Ela até consegue ser uma árvore frondosa, dá os frutos na estação certa, diminui a fome dos peregrinos que passam na estrada, ao contrário da figueira do Evangelho de  Mateus (21.19). 

A nossa árvore não precisa ser podada, cortada, só para ficar tão pequena quando o vaso que sustenta sua raiz, Não! Ela precisa e deseja crescer ainda mais, quer novos horizontes, novas metas, novas batalhas e também novas vitórias! Ela está certa! 

Muitas pessoas não querem se acomodar a uma determinada situação e trabalhar apenas para receber um salário no final do mês como se só isso bastasse! A nossa árvore quer fazer prosperar o seu caminho como diz o salmista (1.3). Quer produzir frutos e frutos que permaneçam! 

Mas em muitos casos, a árvore se mantém presa ao pequeno vaso por razões pessoais, por necessidade, por causa até mesmo da falta de oportunidade no mercado de trabalho. Contudo, se sente frustrada porque não se desenvolve completamente e não mostra todo o seu potencial.  Foi contratada para aquele serviço e ponto.

A nossa árvore não! Ela não vai se sujeitar a mediocridade em que foi submetida! Não! Ela vai expor sua opinião, vai mudar seu comportamento e vai contrariar a muitos em função dos seus sonhos! Provavelmente vai ser demitida!   Ou não! Vamos aguardar o desfecho!?

Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário