sábado, 28 de outubro de 2017

Mania de se espiritualizar tudo



Existem diferenças gritantes entre o que é espiritual e o que é de ordem social ou material. No entanto, na maioria das vezes as pessoas procuram respostas ou até considerações no sentido religioso para aquilo que se poderia resolver de forma lógica e conveniente.

Por diversas vezes já ouvi alguém dizer: Vamos orar! Não que a oração não tenha o seu valor. Uma das minhas decisões sobre qualquer coisa é que: Se eu não posso resolver com diálogo, vou orar e jejuar sobre o problema. Mas às vezes, uma boa conversa, ou uma palavra direta pode solucionar a questão. Um ditado popular afirma que "por falta de um grito se perde uma boiada". 

Não que brigar, discutir em voz alta, ferir com palavras a outra pessoa, transformar a casa numa praça de guerra, possa trazer algum benefício ou mudança. Às vezes, precisamos esperar para agir ou para tocar no assunto. Tudo depende do nosso controle emocional e do senso de prioridade.

Enfim, os problemas de ordem social, política, financeira, moral e sentimental tem soluções plausíveis. Embora eu pense que a solução para os problemas políticos no Brasil está condicionada a moral de cada candidato eleito e aí fica difícil esperar que a Justiça prevaleça.

Mas nem tudo depende do agir de Deus e foi por isso que Ele nos deu o livre arbítrio. No episódio da saída do povo de Israel do Egito em que eles estavam em frente ao Mar Vermelho, Moisés foi orar e a resposta de Deus foi: "Por que clamas a mim, dizes aos filhos de Israel que marchem" (Êxodos 14.15) ou seja, era hora de agir. Mesmo que o momento seja crítico, temos capacidade para analisar uma situação e achar a solução.

Os problemas comuns na família, no trabalho, na vida pessoal que acontecem no dia a dia podem ser resolvidos. Basta se achar um "denominador comum" para todos. O importante é manter o equilíbrio diante das situações. 

Mas o que me fez pensar porque as pessoas têm essa mania de espiritualizar tudo foi a frase que coloquei na minha página da rede social: Cada um vive do jeito que quer!  Eu estava realmente pensando na praticidade da vida, na forma como as pessoas decidem passar o seu dia a dia e que por mais que alguém ache que está errado isso ou aquilo, foi a escolha da pessoa. Não se pode ter uma vida plena e satisfatória tentando mudar o pensamento dos outros o tempo todo.  Mas os comentários foram de ordem espiritual do tipo: "Não mais vivo eu mas Cristo vive em mim". Ok! Nada contra! Mesmo porque a comunhão com Deus é algo pessoal. E esse tipo de declaração nos sensibiliza no tocante a vida espiritual da pessoa que não prioriza mais as coisas do mundo e sim os mandamentos de Deus e a Sua vontade.

Mas em uma análise geral pode ser que para algumas pessoas é bem mais fácil "colocar tudo nas mãos de Deus" e ficar esperando um milagre. Nem todo mundo tem disposição para lutar e vencer barreiras basta observar os textos bíblicos para ver que Deus colocou alguns para liderar, guerrear, administrar e aconselhar o povo. 

O que não quer dizer que você tenha que ficar à sombra de uma árvore enquanto a vida passa diante dos teus olhos. Pare de espiritualizar as coisas e ache uma solução plausível para o problema.


Marion Vaz




3 comentários:

  1. Há uma citação (nao me lembro o autor) que "há dois tipos de pessoas perigosas no mundo:as que espiritualizam tudo e as que não espiritualizam nada".O que você pensa sobre isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha opinião é que tem que se achar um meio termo. Deus faz a parte dele e nós fazemos a nossa. E se, aos olhos humanos houver algo impossível, o Todo Poderoso dá uma ajuda.

      Excluir
  2. Então, recebi este tema como uma reflexão para que aquilo que é possível se resolver humanamente temos a obrigação de faze-lo ou pelo menos tentar buscar solução, porque Deus já possibilitou ao humano condições de resolver problemas humanos. Porém como no campo das ideias existe uma democracia onde todos podem se expressar deixo uma palavra dita pelo Ap Paulo que diz: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" ( ICor, 2,14).

    15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

    ResponderExcluir