quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Aparências enganam


Depois de ler algumas declarações e observar as reações das pessoas, cheguei a conclusão que muita gente não está preparada para assumir as consequências dos seus atos. Diz um velho ditado popular que “errar é humano e persistir no erro é burrice”.  Mas a verdade é que todos nós erramos em algum momento, ou com alguém. Faz parte da nossa natureza. Somos assim, um amontoado de virtudes e defeitos.
O que acontece é que nunca, e eu repito nunca estamos favoráveis a aceitar a opinião dos outros ou a repercussão de nossos atos. Queremos ser “honestos” o bastante para dizer todas as nossas “verdades”, nem que pra isso seja necessário ferir alguém e magoar uma pessoa com nossas palavras. E alguns fazem isso nas redes sociais. Mas queremos ser “entendido”, e aceito pela Sociedade.
Quando a outra parte, a ofendida, passar a pleitear uma retaliação, a pessoa se faz de vítima. E assim, é uma “lavagem de roupa suja” online.
A vida é como uma montanha russa, cheia de altos e baixos, curvas e retas aonde cada pessoa tenta se equilibrar e vencer seus próprios medos e encarar suas limitações dando asas a sua imaginação.  Cada pessoa tem seus dons e aptidões, naturais e espirituais, a serem expostos para um bem maior. Mas nem sempre somos compreendidos.
De fato as aparências enganam, basta olharmos ao redor, familiares e amigos estão ocupados com suas próprias vidas e cada um percorrendo o caminho que a vida lhe propôs. Cada um com seus próprios pensamentos e nenhum respeito pelo outro, pelo seu semelhante. E isso é fácil de se perceber num momento de divergência de opinião. Os bla bla blas ofensivos viram rotina. E podem acontecer até num momento que você não esperava, ou que estava visivelmente sensível. Mas quem é que vai notar, não é mesmo?!
Li uma frase muito interessante: “O amor ágape é um verbo que descreve como nos comportamos e não, como nos sentimos”. *
“Amarás o teu  semelhante como a ti mesmo” se tornou o Mandamento mais difícil no tempo presente. Amar, se doar, ajudar, envolver-se, fica a cada dia mais complexo diante da nossa realidade. É tudo muito subjetivo, e é por isso que para algumas pessoas se tornou impossível.

 

Marion Vaz

 

  *  HUNTER, James C. O Monge e o Executivo – Editora Sextante. 2004. Rio de Janeiro, p.101

Nenhum comentário:

Postar um comentário