domingo, 7 de junho de 2015

Opinião Formada

A questão de se "ter opinião formada sobre tudo" - como nos diz a letra de uma música - é que a pessoa não fica aberta para ouvir a terceira opinião. Ela se conforma com o que aprendeu, ouviu, foi intimada a, ou simplesmente uma ideia fixa sobre algum assunto, religião, povo ou padrão comportamental. É o outro lado da moeda. É "assim que eu  penso, assim que tem que ser" - Atentei para fato ao conversar com um senhor sobre assuntos diferentes. 

É óbvio que eu entendo que cada pessoa deve e pode ter opinião própria, desejo, gosto, pretensão, ambição, atividade e que muitas das nossas decisões estão comprometidas como nosso EU - Aquilo que somos ou pensamos. Mudar de opinião a cada segundo só porque o outro não gostou ou não permite seguir em frente é um erro. Certamente, em pouco tempo, a pessoa ficará angustiada e desiludida, já que todos os seus sonhos deixaram de realizar ou não tem valor para o amigo, companheiro(a) ou cônjuge.

Percebi que a pessoa que dialogava comigo achou que podia me contrariar ou me fazer mudar de opinião sobre assuntos que me eram importantes demais. E olha que eu tinha acabado de conhecer a pessoa e provavelmente nunca mais nos veríamos! Quando você discorda de um amigo, parente, filho, alguém que se relaciona há nos e que por certo te deu espaço para dar uma opinião, tudo bem! Mas querer influenciar ou discordar abertamente de uma pessoa que acabou de conhecer? Santa ingenuidade! É a mesma coisa que "mandar" boicotar a Boticário, só porque não gostou da propaganda e marketing para o Dia dos Namorados! Hem? Quem? Como? rsrsrs

No primeiro momento até achei que a conversa valia a pena e tentei expor minha visão sobre diversos assuntos. Aplausos e elogios à parte, logo recobrei minha postura de ouvinte e entendi que não era o tempo de reiniciar uma discussão. 

Talvez você me pergunte: Mas expor tudo o que pensa sobre isso ou aquilo não é importante? Concordo!  Se vai valer a pena ou não é você que tem que decidir! Muitas batalhas se vencem por se perseverar e preservar uma opinião, um direito, um dever!

Mas não sou mesmo o tipo de pessoa que fica gritando aos quatro ventos, irritando a garganta e perdendo o fôlego "só para contrariar" um desconhecido - rsrsrsrs - Temos que saber a diferença entre uma conversa saudável ou aquele "entulho" que despejam sobre nós só pra ocupar o tempo da pessoa.

Desperdícios à parte... Tudo na vida deixa um "que" de aprendizado e de reflexão.


Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário