segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Sem dor, sem ganho


Resultado de imagem para academia

Definitivamente esta frase tem tudo a ver com o filme que leva o título Sem dor, sem ganho. O roteiro mostra um personal trainer numa academia ajudando os clientes a adquirirem mais músculo e um corpo "perfeito" a partir de uma série de exercícios. Embora a trama seja mesmo sobre roubo, engano e assassinato, o título mostra que se não há esforço físico para se conquistar alguma coisa ninguém vai dar valor a nada.

É o que acontece quando a pessoa se dedica em tempo integral por alguém, seja filho, marido, parente. Você pode fazer de tudo pela pessoa que ela não vai nem agradecer. E com um agravante vai dizer que é pura obrigação ou pior, não pediu nada e você fez porque quis. 

E não me venha dizer que nunca ouviu isso de uma filha ou filho. Você cerca a pessoa de carinho, se preocupa com o que ela deve comer, vestir e torna tudo tão fácil, que vira uma obrigação. E quando você acha que vai ter reconhecimento, lá vem a frustração. Esse tipo de decepção parece que me persegue a vida toda.

Sei que é difícil entender que os filhos crescem e que a medida que se tornam adultos precisam de espaço e também de deveres a cumprir. Mas tem horas que é tanta "coisa" fora do lugar que quando a gente percebe já está arrumando tudo. Mas isso não devia virar rotina. O tempo gasto em dezenas de atividades é o tempo que vai faltar para você mesma, para aquilo que realmente tem valor,

O "sem dor sem ganho" traz também uma grande lição: Todo esforço físico para manter a forma gera energia, satisfação, cansaço, valorização. Qualquer atividade também. Se o trabalho é sempre de outra pessoa, não precisa se incomodar em manter limpo, arrumado, guardado... Concorda? Aí você reclama que trabalha demais! Filhos não são perfeitos e nem é pra ser mesmo! Eles estão em fase de crescimento, adaptação, aprendizado. E eu não estou falando de crianças de 2 ou 3 anos. Já passou dos 20? Vai à luta! Vestir a roupa limpa que a mamãe lavou é muito fácil!

Mas existem outros fatores relacionados a determinadas atitudes dos filhos que merecem uma avaliação, Nem tudo é pirraça. desleixo ou irresponsabilidade. Uma crise existencial pode estar nascendo no quarto ao lado. Preocupe-se, converse, reserve um tempo para orar e pedir ajuda divina e se for o caso até procurar a ajuda de um psicólogo. Não resuma sua colaboração em apenas lavar e passar ou prover o sustento.

O problema dos pais é achar que tudo é fase, que vai passar, que no ano que vem vai ser diferente. Acorda! O tempo só está passando pra você! E espelho não mente! Sem dor, sem ganho, ou seja, sem esforço, sem valorização. Faça uma análise das suas atividades diárias ou semanais e vai se surpreender, porque muitas delas estão relacionadas a outras pessoas.

Outro fator importante é que toda ação gera uma reação. O lado positivo é que uma mudança pode desencadear uma série de efeitos colaterais. E você tem que aprender a conviver com isso. Mas no final das contas você vai melhorar a sua qualidade de vida com atividades extras que vão te beneficiar.


Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário