domingo, 20 de janeiro de 2019

Quebrando paradigma

Related image

O que é um paradigma? O dicionário online explica que é um padrão estabelecido,uma norma, um sistema. De forma mais prática quebrar um paradigma é romper um padrão estabelecido, quer seja na política, na vida social ou na família. Ponto. Esta semana ouvi muito sobre isso. Se alguém alcança uma formação acadêmica ela quebra um padrão dentro da vida familiar em que ninguém até aquele dia conseguiu.

Esse padrão estabelecido para uma família é normalmente como uma praga que contamina várias gerações. Às vezes, somos vistos como um "João ninguém", uma pessoa sem expressão, ou como já disseram: mais um para passar fome! E se observamos bem de perto é provável que, por causa das palavras negativas, tem gente que não busca um futuro. E passa anos da sua vida sem qualquer desejo de seguir em frente, de um emprego melhor, de se realizar profissionalmente.

Se você mora em um lugar com parentes ou vizinhos cujos pensamentos e atitudes são medíocres é bem provável que você tenha um futuro medíocre. Que seus dias sejam difíceis e suas noites agitadas. E que você entre em conflito com Deus por achar que Ele podia mudar as coisas e ao invés, parece que fica assistindo de camarote toda essa desgraça.

Mas... Se você se revoltar e decidir seguir em frente, custe o que custar, derrubando muralhas e quebrando paradigmas é bem provável que, no decorrer do caminho algo de diferente aconteça. E se você se esforçar o suficiente pode ser que seus filhos e netos não percam essa nova visão e a esperança também brote nos corações deles. 

Mas... Tudo depende de você. Não se engane. E pode ser que tenha que caminhar sozinho porque tem coisas que Deus faz e tem coisas que Ele não faz. Nem que você implore. 

Para mudanças extremas são necessárias atitudes pessoais (ouvi isso hoje). Temos que decidir de que lado vamos nos posicionar, se com os vitoriosos ou com os "vizinhos medíocres". E é claro que essa é uma área abrangente. No artigo anterior afirmei que você pode sonhar alto. Então, crie expectativas sim, faça planos, trace uma diretriz e não desista diante das dificuldades. Se você não pensou nisso até hoje, está na hora de escrever sua própria história.


Marion Vaz






Nenhum comentário:

Postar um comentário