sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Decisões que mudam o futuro


Decidir sobre algo nem sempre é fácil. somos mestres em protelar, em deixar para amanhã aquilo que devíamos realizar hoje. Fazemos planos para o futuro sem sequer especular gastos e complicações, porque na verdade, o cancelamento imediato é uma opção viável, como mostram os sites de uma forma geral.

Mas existem momentos na vida que não temos muitas escolhas, e às vezes, não dá tempo nem de pensar em uma atitude prudente. Temos que agir por reflexo. Lembro de uma viagem de família em que paramos para abastecer. Saímos do carro e ficamos aguardando. De repente, um tiroteio, um assalto, e nos escondemos atrás de um veículo e quando olhei para frente lá estava o segundo atirador, apontando a arma e atirando para cima. Não havia nada, nenhum obstáculo entre ele, eu e minhas filhas e neta. 

Olhei assustada pensando que qualquer movimento chamaria atenção dele para nós. Em segundos, elas correram para trás de outro veículo e eu pensei: Se ele olhar para o nosso lado e tentar atirar, vou levantar, ficar de braços abertos para servir de alvo. Simples assim. Foram segundos de reflexão. Eu não pensei em mais nada. Eu iria servir de alvo para salvar a vida delas. 

Mas pela graça de Deus elas conseguiram se esconder e o atirador não me viu e eu fui a última a sair daquele lugar. Os assaltantes fugiram e nós ficamos tentando controlar a respiração para seguir viagem.  Só depois de muito tempo, em segurança, consegui refletir sobre aquela decisão que poria fim a minha própria vida. Então, posso afirmar que tem momentos que o raciocínio lógico nem sempre é perfeito para todos.

Mas, existem decisões que mudam o futuro para o bem, como aconteceu na história de Rute, a moabita, que insistiu em permanecer ao lado da sogra. Elas saíram do território de Moabe e antes mesmo de chegarem a Israel, Rute já havia decidido por um novo povo, uma nova terra, uma nova crença.

Então, decisões são sobrecarregadas de intenções e consequências. E em qualquer área da vida, mudanças refletem as intenções do coração e alternam o final da história.  E pequenas mudanças no dia a dia determinam o grau dos sentimentos em relação aos ideais que desejamos alcançar.


Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário