quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

O que te espera na próxima curva da vida?



Você não pode imaginar o que realmente vai acontecer ao longo da estrada da vida. Uma curva aqui, outra ali, outra mais adiante e a gente assim, vivendo perigosamente. O ano de 2026 veio com tudo e as notícias mundo afora estão em ritmo acelerado.

Como todo ser humano normal, a gente faz planos para o ano novo e ressuscita sonhos e metas que, por vezes, ficam estacionadas naquela bendita curva. Mas de repente tudo muda, sem aviso prévio. E assim continuamos a viver na expectativa de dias melhores. 

No meu caso,  essa questão com a empresa de energia elétrica no Rio de Janeiro já causou sérios problemas de saúde nos anos de 2017/2018. Nove anos depois, sou surpreendida com contas altas de consumo e as mesmas respostas automáticas. Tudo indica que 2026 vai ser um ano difícil de engolir. 

A gente diz que não vai se abalar, que pode aturar essa "agressão" em forma de números de protocolos, mas a verdade é que com 6.4 que vou completar no mês que vem, não tenho saúde para tanta demanda.

Criei minhas filhas sozinhas, passamos por uma série de dificuldades financeiras, mas elas cresceram, fizeram faculdade, já casaram, trabalham e estão prontas para fazer o melhor para essa nossa Sociedade. Eu me aposentei e ai pensei em ter um início de velhice tranquila.

Mas a Light invadiu meu "espaço aéreo" com suas "atividades" e agora me vejo completamente envolvida na trama do "pague o ou fique sem luz".

Sinceramente, não tenho essa energia toda. Eu só queria um pouco de paz, viver dignamente, passear e curtir meus netinhos. Dá um rolê no Shopping, e almoçar fora com minha filha, sei lá. 

Aposentada do INSS por idade, eu pago minhas contas tudo certinho todo mês. Aí vem a Light querendo metade do meu pagamento (valor da conta de janeiro/26 - 750,00 reais, morando sozinha numa casa padrão de quarto, sala, cozinha e banheiro). Vai entender...

Bem que o destino podia aliviar um pouco essa luva de boxeador porque eu não sou de borracha.  Dá vontade de parar no tempo e chorar... Mas não resolve. De modo geral é ruim se sentir ofendida, desnorteada, roubada só para uma empresa continuar funcionando no mercado. 

6.4 e eu aqui discutindo com a assistente virtual da Light por um problema que está no equipamento da empresa. Deveria ter uma lei que nos protegesse na melhor idade. E o pior é ver a quantidade de pessoas idosas na agência da Light vivenciando o mesmo problema. 

Na real, eu queria dizer: Tomem vergonha na cara! Trabalhem de forma mais digna! Respeitem o consumidor! Ganhem o seu salário honestamente! Parem de querer tirar vantagem prejudicando a vida dos outros!  

Mas eu fico aqui olhando as "sementes" que as pessoas plantam achando que vão colher outra coisa. Sinto informar que não é assim que funciona. Existe um Deus observando ponto por ponto, ou melhor, fio por fio...

Eu não queria passar por tudo que eu vivi em 2017.  Eu só queria ter uma velhice em paz.


Marion Vaz



quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Reclamação contra a Light só é desperdício de tempo.



O ano de 2025 nem tinha terminado e eu, de novo, com aquele probleminha na minha conta de luz. O aumento abusivo começou em outubro. Achei um erro, mas paguei a conta de 257,00 reais. Geralmente, eu pago em torno de 80 a 100 reais de energia elétrica.  A conta seguinte veio 440,00 reais. Quase tive um ataque do coração. Fui à agência da Light de Madureira para fazer uma reclamação. A atendente nem olhou para mim. Fez aquele atendimento automático e me passou um número de protocolo.

Sabe aquele tipo de atendimento impessoal e insignificante? É assim que a gente se sente quando tenta resolver qualquer problema com a fornecedora de energia elétrica do #Rio de Janeiro. O Site é lindo, ilustrado e repleto de informações, parece que tudo funciona perfeitamente.  Mas na prática...

Em 2017 tive esse mesmo problema e foram meses de processo na justiça para provar que o problema era no equipamento da Light e não na minha residência. Parece que eles gostam de intimidar o consumidor. 

A conta seguinte veio cobrando o absurdo de 595,00 reais e já estou na quarta conta de aumento abusivo de 756,00 reais. E não adianta tentar conversar com a assistente virtual, porque ela foi programada para não entender o nosso questionamento.

Então, enquanto os meses passam, o problema é ignorado pela companhia de energia elétrica, no intuito do consumidor pagar os valores abusivos que são cobrados ou correr o risco de ter o fornecimento cortado. Moral da história: Não vou pagar!

O que me deixa indignada é a falta de respeito com o #consumidor, o descaso dos atendentes nas agências e as respostas automáticas.  Olha o estado do poste de luz que fornece energia para a minha casa!  E eu recebo uma mensagem dizendo que "não foi encontrado erro na medição ou problema técnico na unidade"  É sério??


Só para constar, eu não consigo saber ou verificar o meu consumo mensal de #energia elétrica porque o meu medidor está parado e na conta de luz não vem o indicador de consumo. 

Tudo feito para que o #consumidor não tenha respaldo. Solicitei a troca do medidor e só tem atendimento para o dia 9 de fevereiro de 2026.  O problema começou em out/2025.  E assim, somam mais de duas contas de luz, num total de cerca de 1.800 reais de cobrança indevida no meu nome e CPF. 

E detalhe: Quando você faz uma reclamação e pede a verificação, a atendente me informou que é cobrado uma taxa de 7 reais se não for encontrado problema algum. Desculpa o termo, mas tá parecendo "formação de quadrilha".  

Além de todo estresse de meses sem resolver o problema, eu ainda pago pra sei lá quem, pra receber uma mensagem de 5 linhas dizendo que "tá tudo bem, tudo correto no equipamento da Light".  Ou seja, o consumidor não tem amparo nas leis contra a Light. Eu sou apenas mais um número de protocolo das milhares de reclamações que a Empresa recebe.

Infelizmente, a #Light é a única empresa de fornecimento de energia elétrica na cidade do Rio de Janeiro, o que nos faz reféns de suas "atividades". 

O ideal seria ter opções para que o consumidor pudesse escolher a empresa que mais lhe fosse fiel, tanto no fornecimento, como deveres e obrigações. #ficaadica para o #governo do Rio de Janeiro. Lembrando a todos que temos eleição esse ano.


Marion Vaz