terça-feira, 6 de abril de 2010

FÉ - Qual a medida que existe em você?

Você já pensou que para agradar ao Senhor é preciso ter fé? Este é o segundo caminho a ser percorrido. Mas o que é fé? Um sentimento? Uma atitude? Um modo de vida? No hebraico Emuná tem o mesmo significado desta palavra de apenas uma sílaba no vocabulário português, para o cristão hodierno.

Vejamos como o escritor aos hebreus definiu fé: “É o firme fundamento das coisas que se esperam e a certeza das coisas que não se vêem” (v. 1). Então concluímos que a fé é o ponto de partida para obtermos alguma coisa. Temos a fé natural, nascemos com ela e utilizamos no nosso dia a dia. A fé de caráter espiritual é aquela que nos leva a crer no impossível.

A fé vê o que está longe (Hb 11.13), vê o invisível (vs. 27), ela dá origem ao milagre. Se o crente precisa ver milagres acontecerem em sua vida, precisa confiar mais em Deus. A fé abre portas, dissipa as trevas, a fé cura.

A fé remove montanhas, montanhas de pecados que nos separam de Deus, de fracassos, de doenças. Ela produz um novo estilo de vida. A fé produz justificação (Rm 3.28). A fé coopera com as obras (Tg 2.22).

Qual a medida da sua fé?

A Bíblia fala das seguintes medidas de fé: fala da ausência da fé. “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6). Em Mt 17.20 fala que os discípulos tinham pouca fé, num momento em que oravam para expulsar os demônios de um lunático. Esta medida de fé é insuficiente para produzir milagres, para acalmar tempestades (Mt 8.26).

Mas a fé pode ser aumentada, pois os discípulos suplicaram a Jesus: “Senhor, acrescenta-nos a fé” Lc 17.5. A medida da fé pode ser aumentada no ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17).

Temos outra medida de fé em Mt 15.28, Jesus falando a uma mulher disse-lhe: ”Mulher, grande é a tua fé”. A fé quando é grande possibilita o recebimento de curas espirituais e físicas.

Precisamos de exemplos de fé, como a do centurião da cidade de Cafarnaum (Mt 8.10), “tanta fé”. Admira-nos o fato dele não estar pedindo benção para si e sim para um de seus servos.

Observamos que a fé pode encher, transbordar. Os membros da igreja do Senhor podem se cheios de fé e do Espírito Santo, como Estevão (At 16.5). Separados para servir, para trabalhar na obra de Deus (Vs. 2,3), para produzir grandes sinais (vs. 8).


Estudo Bíblico de Enoque Rafael transformado em artigo por Marion Vaz.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário