terça-feira, 6 de abril de 2010

Tem misericórdia de mim

Um homem estava assentado junto ao caminho, mendigando. Talvez com fome, sede, frio, sem esperanças, esquecido como tantos outros que enfrentavam seu destino. Um homem desprezado pela sociedade da época, era cego, maltrapilho, vivendo em trevas física e espiritual. Acostumado a receber esmolas, a ser maltratado, descaso. Era o cego de Jericó.

De repente, ouve o som das vozes de uma multidão, ouve os passos, muitos passos, apressados, mas ele não podia ver o que estava acontecendo, mas podia sentir que estavam alegres, alguns cantavam dando louvores a Deus. Outros reclamavam, empurravam outros para chegar mais perto para serem abençoados por aquele estranho homem que circulava por ali. Mas o cego apenas ouvia todo aquele burburinho a sua volta. A curiosidade o dominou, seria alguém importante por certo. Se fosse rico poderia dar uma boa esmola. Então ele pergunta o que estava acontecendo. Alguém responde: É Jesus de Nazaré que está passando.

O cego libera um sorriso, Jesus! Já tinha ouvido falar sobre ele, era bom e curava as pessoas. Podia ouvir os gritos de glórias a Deus, quando alguém recebia uma benção. Ele também queria ser abençoado. Mas era cego e ninguém o guiaria até ele, estavam ocupados demais com suas próprias necessidades! É ordenado a se calar: Ele não vai te abençoar, fique quieto! Mas o pobre cego não se deu por vencido, começou a gritar, alguém disse que se calasse, mas ele gritava o mais alto que podia: - Jesus, Filho de Davi tem misericórdia de mim!

Jesus interrompe sua caminhada e manda chamar o cego. Alguém corre ao seu encontro: anima-te, o senhor te chama! Avisaram. O cego volta a sorri, seu coração agora transborda de felicidade. Lança longe a velha capa e segue em direção ao Messias. Hoje o pobre cego, esquecido na beira de uma caminho próximo a cidade de Jericó, tornou-se conhecido em todo o mundo. A atitude repreendida naquele tempo por algumas pessoas, hoje serve para encorajar outras pessoas a não desistir de seus objetivos. Os gritos do cego são repetidamente mencionados em pregações e palestras, como um sinal para alcançar as bênçãos de Deus.

Que queres que eu te faça? Perguntou Jesus. O pedido: Que eu veja! Então vê! Responde o Mestre abrindo-lhe os olhos para uma vida nova. A escuridão desaparece dando lugar a luz do dia. Pela primeira vez ele pode ver o rosto das pessoas, as cores das túnicas, as crianças, as flores, a terra que pisava.

O que fez Jesus parar sua caminhada para abençoar aquele homem? O seu estado de miséria ou o seu clamor? O desespero expresso em suas palavras ou o fato de reconhecer Jesus como descendente do trono de Davi? Pregadores e teólogos se desdobram em conjeturar uma infinidade de razões. Mas o que salientamos é que o Senhor é misericordioso, seu desejo de abençoar vidas vai além da nossa capacidade de compreender. O cego poderia seguir outros caminhos, mas preferiu seguir Jesus, reconhecendo Nele o salvador, testemunhando a outros e glorificando a Deus.

Texto Bíblico Lucas 18.35

Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário