quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tragédia no Rio de Janeiro

Ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, arquitetou um plano para assassinar várias crianças dentro das salas de aula por volta das oito horas da manhã na Zona Oeste do Rio de Janeiro.



Ao ser interceptado por policiais, levou um tiro na perna e depois cometeu suicídio. Um total de 11 crianças morreu e 18 ficaram feridas. As crianças feridas foram levadas para os hospitais Albert Schweitzer.

Emocionada, a presidente Dilma Rousseff prestou homenagem nesta quinta-feira às crianças mortas e chorou diante das câmeras quando os chamou de brasileirinhos.


Wellington Menezes de Oliveira ainda deixou uma carta, mas ela não traz o motivo para tal ato.



Na carta, descreve um ritual religioso para seu sepultamento, menciona um lençol deixado numa mochila na primeira sala que invadiu e fez várias vítimas.

O que me chamou atenção no relato foi a maneira como se referiu a oração pós-morte que gostaria que um religioso fizesse e ainda disse que queria a misericórdia de Deus para sua alma na ressurreição dos mortos na Vinda de Jesus Cristo.

Tais palavras indignaram a população carioca que deixaram seus recados nos sites da Yahoo o que provocou uma avalanche de críticas às religiões principalmente a religião cristão-evangélica. O que mostra o descontentamento das pessoas em relação à exposição pessoal da fé e a credibilidade da religião no Brasil.

O que também me chamou atenção foi que, apesar das críticas, a maioria das pessoas afirmava que Wellington deveria passar a eternidade no inferno. Observei que tanto as pessoas como esse homem (com base no que ele escreveu na carta) estão carentes de uma interpretação correta dos textos bíblicos. Essa falta de entendimento da Palavra de Deus causa um abismo espiritual que distancia o homem de Deus.

Não existe uma justificativa, seja ela pessoal, clínica ou espiritual para tal ato criminoso. Através do livre arbítrio é o homem que decide o que quer e onde fazer, é a sua mente (saudável ou criminosa) que arquiteta planos e os põe em prática! É notório que, por diversas vezes, alguns deles são feitos por pessoas que se dizem religiosas e suas atitudes escandalizam uma população cansada de tanta barbárie. Mas nem por isso, deveriam culpar a religião em si pelos males que assolam a humanidade.

O atirador de apenas 24 anos pode ter copiado esse ato criminoso de algum filme, documentário, de video games já que era esse tipo de jogos era sua diversão predileta. De repente foi a vida real que o inspirou. Mas também pode ter seguido exemplos de crimes que como este, foram cometidos nos EUA. A carta mostra (em parte) distúrbios (talvez por causa da morte da mãe, dos Bullying que sofreu no passado), também mostra uma mistura de crenças religiosas quanto à morte e ressurreição de fiéis e no final da carta mostra certa clareza no que diz respeito à crença na Segunda Vinda de Jesus e ressurreição dos mortos como descrito em 1 Tess 4.16-17.

No entanto, as atitudes dele foram premeditadas e cautelosamente executadas. Passo a passo seguidas como num ritual. Ele esperou a data comemorativa dos 40 anos de aniversário da escola, sabia que estavam recrutando ex-alunos para dar palestras e usou esse argumento para entrar na escola. Depois conversou com uma das professoras sobre o assunto e assim teve acesso as salas de aulas e atirou nas criança. Ele tinha plena consciência do que estava fazendo, não foi um surto psicótico.

Analisando a carta é óbvia a intenção de ser morto (pois ele deseja “despertar do sono na vinda de Jesus” e como suicida isso não seria possível). Provavelmente o desespero o levou a tirar a própria vida. O ritual religioso descrito para seu sepultamente e o lençol branco para enrolar o corpo é uma tentativa de purificação (pelo pecado de tirar a vida de inocentes). O local designado junto à sepultura da mãe e o fato dele também mencionar um caixão para guardar o seu corpo, simboliza um enterro com dignidade. Ele não queria ser considerado um monstro, mas uma vítima da sociedade. Mas ao contrário, seus atos não deixam dúvida de que foi tudo premeditado!

Ele ainda faz questão de que um religioso faça orações diárias em seu túmulo para ele alcançar a “luz”. Se por um lado quis mostrar debilidade mental, por outro, mostra claramente sua intenção de tirar a vida de crianças indefesas. Ele não atirou nos adultos, ele atirou nas crianças! E uma coisa é certa, ele poderia ter evitado toda essa tragédia, ele teve tempo de pensar, teve tempo para desistir, poderia ter voltado pra casa, sei lá! Mas não.

Assim, não tem perdão para tal ato criminoso, não tem desculpas, se quisesse vingar-se de alguém procurasse a pessoa (o que seria também um erro). Ele feriu dezenas de crianças não só de forma física como psicológica, desestruturou famílias e uma comunidade inteira só por causa de uma vingança pessoal! Ele realmente se tornou um monstro!

Resta pedir a Deus para consolar as famílias que perderam seus filhos e orar a Deus para que tal tragédia não aconteça mais. E que as autoridades competentes tomem providências para proteger a população.


Marion Vaz

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário