quinta-feira, 31 de março de 2011

A Elasticidade da Língua Portuguesa

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi elaborado há 18 anos e só agora sai do papel para ser adotado a partir do ano que vem. O objetivo dessa reforma é sincronizar a ortografia de todos os países que falam português acabando com as diferenças existentes entre eles. Lá se foram o trema, acentos, travessões, hífens, etc. Agora, se ficou mais fácil de escrever ainda não sabemos, estamos nos adaptando aos poucos.

Enquanto isso... No dia a dia sofremos mudanças radicais no que diz respeito ao significado das palavras e sempre surge uma frase que passa a fazer parte do cotidiano, mesmo que seja por um curto período.

No artigo Fariseu é mesmo sinônimo de Hipocrisia??? escrito há pouco tempo denuncio essa forma errônea de descrever o Farisaísmo da época de Jesus. São inúmeras as vezes que esse termo fariseu é exposto de forma pejorativa.

Ao contrário da palavra devassa, cujo significado no Dicionário Informal Online refere-se a uma pessoa ordinária, leviana e em outros se refere a uma averiguação minuciosa de documentação. No entanto, após o lançamento da cerveja Devassa, a palavra recebeu um novo significado: descontraído, desinibido, alegre. A proposta da propaganda é mostrar o lado liberal dos sentimentos e afirma que “todo mundo tem o seu lado devassa” é é claro que eles estão falando do consumo da cerveja. Mas antigamente, chamar uma pessoa assim era manchar a reputação dos outros. E agora é elogio!

Mas o que me chamou atenção na última terça-feira foi na final do programa Big Brother Brasil. A premiada com um milhão e meio de reais foi a Maria. Com seu jeitinho inocente, meigo e atrapalhado e todos os seus “ah gente”, “o que foi?” o que eu fiz?” e aquele sorriso encantou o povo brasileiro. A moça paulista uniu forças ao lindíssimo médico Wesley e juntos chegaram na final. Ao sair da casa o apresentador do Reality Show Pedro Bial afirmou que um novo VERBO foi criado na Brasil: Mariá. Assim, em sua nova conjugação... Eu Mario, Tu Marias, Ela Mariô...

Falando sério, a febre dos slogans que contamina a população pode ter o seu lado bom. No anúncio da Seguro Bradesco a frase que pegou é: “Mas vai que...” e a propaganda na TV é excelente! Parabéns também para o garoto propaganda da Embratel com seu “Tá barato pra caramba!” Para a Pepsi a bola da vez é "pode ser?"

Sem cometer injustiças temos que falar do nosso famoso McDonald`s com seu “amo muito tudo isso!” Falando em estilos... VOCÊ TEM ESTILO, A RENNER TEM TODOS! Mas pra C&A é Tá na moda tá na C&A! E quem vai duvidar da Riachuelo essa é a moda!

Arrasando mesmo vem a propaganda da Bombril com mulheres lindas e talentosas só pra dizer que “os produtos que evoluíram com as mulheres!” Show de bola!

Eu vou parando por aqui, mas se aparecer alguma novidade eu volto pra comentar!





Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário