sexta-feira, 17 de maio de 2013

Novelas e seus Finais Felizes





Depois de meses de agonia chegou ao fim mais uma novela na tela da Globo. Salve Jorge causou  polêmica principalmente entre os crentes, e alguns deixaram de lado o horário nobre temendo a  “força” de São Jorge.

O enredo que se tratava do tráfico de pessoas foi aos poucos enriquecendo outros assuntos e personagens que encantaram o público. O Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e a vida na comunidade também ganhou um espaço importante. A novela em si mostrou de cada coisa um pouco e como não podia deixar de ser, a religiosidade e a fé foram se convertendo no tema final nos últimos capítulos, bem como a Justiça e a responsabilidade da Polícia em acabar com o crime organizado.

A personagem Morena que desde o início sofreu a duras penas todas as maldades da Wanda e da Lívia, teve seu dia de glória ajudando a prender seus opressores e vingando-se do mau caráter do Russo. 

Os tapas bem merecidos que o famigerado levou das moças que ele explorava, foram bem explicados pela policial Jô como "proibidos" pela Lei e isso para não dar razão a algum advogado entrar com uma ação na Justiça alegando os tãos famosos "direitos humanos". Para o telespectador que acompanhou o drama das moças foi um merecido castigo! 

Todas as peças do quebra-cabeça foram se encaixando e no último capítulo, como sempre, todos os “bandidos” foram presos. Casamentos já fazem parte do contexto, assim como arrependimentos e os eternos “Pescoços, Dricas e Pepeus", os quais nunca mudarão. 

O telespectador até aceita que um ou outro personagem se “converta” para o bem, que outros escapem do rigor da Lei e que alguém se arrependa de seus pecados. Mas a novela Salve Jorge que na maioria de seus capítulos enfatizou  a fé em São Jorge,  mostrou a personagem  Wanda, que praticamente foi a pior e mais sarcástica de todas as vilãs declarando que se converteu a Jesus numa daquelas reuniões feitas por evangélicos na prisão! 



Risos e deboches de lado, a cena nos deixa  aquela “pulga atrás da orelha” se era algum truque dela, ou se eles quiseram realmente mostrar que a fé em Cristo pode alcançar o mais vil pecador conforme se lê nos textos sagrados.

Enfim... Exceto algumas desavenças familiares que ficaram no esquecimento por falta de tempo e para não prolongar ainda mais a “nossa” agonia, chega ao fim mais uma novela que trouxe à tona temas polêmicos e esquecidos da sociedade.

Religião a parte, a felicidade estampada nos rostos daqueles que enfim serão felizes para sempre preencheu os espaços vazios de muita gente. Novelas e seus finais felizes fantasiando a realidade e nos levando a ter esperanças de um mundo melhor.

Parabéns a autora Glória Perez que não tem medo de encarar as críticas e a vida.




Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário