sexta-feira, 24 de maio de 2013

As necessidades da natureza humana


 
O homem é composto de três particularidades importantes que constitui a sua natureza: Corpo, alma e espírito. De acordo com a religião o espírito se alimenta através da leitura da Palavra de D-us, da comunhão com o próprio Ser divino e demonstração de fé Nele.

Um envolvimento completo através das orações, com as quais o homem se aproxima do seu Criador, faz com que o ser criado sinta-se mais seguro e mais feliz.

Sabemos que para sustentar  o corpo precisamos de uma alimentação balanceada. Vitaminas e os nutrientes que consumimos através das frutas, carnes, ovos, leite e seus derivados, legumes e verduras e etc., mantém a saúde do corpo. Além da alimentação e dos exercícios físicos o homem precisa de descanso para repor as energias e de outros fatores que contribuem para que se viva melhor.
 

A alma é aquela parte do ser humano que se comunica com o mundo ao seu redor. Ela é a responsável pelo saber, ver, e sentir as emoções. A alma também precisa ser alimentada para coexistir em harmonia com as demais partes já mencionada.

Para se viver em sociedade precisamos de família, trabalho, vida religiosa e lazer. O simples fato de sair e passear, fazer uma caminhada, um piquenique com a família, poder ser um momento prazeroso ou um pesadelo! Depende de como você encara a situação.


O estresse é o responsável pela maior parte das doenças do corpo e da alma. Ele é a consequência  do corre-corre da vida, do cotidiano, da falta de tempo para o lazer, e também é característico naquela pessoa mal humorada, contenciosa, que vive reclamando da vida e de tudo ao seu redor.

O Bem Estar do homem depende muito mais de um estilo de vida do que fatores externos. Estamos sempre culpando “alguém” pelas adversidades e nos desculpando por  um (ou diversos) desentendimento quando na verdade somos os mentores e os responsáveis pelas desavenças familiares e sociais.

Para melhorar a qualidade de vida o governo do Rio vem se empenhando em arborizar ruas, construir praças e parques com equipamentos para exercícios físicos, além de promover eventos nas regiões, comunidades e centros culturais. A maioria é gratuita e quem faz uso aproveita como momento de lazer.

Para alimentar a alma precisamos de mudanças. O ser humano deve entender  e saber aproveitar o momento presente, passear mais, programar férias, conhecer lugares novos, sentir  a  brisa no rosto, o ar puro das montanhas, as praias, centros históricos e culturais, museus, teatros, cinemas, ou seja, renovar-se através de atividades variadas nos finais de semanas e feriados e férias.


Mas tudo isso depende de simples atitudes que o próprio homem deve ter se é que deseja viver mais e melhor:

·         Mudanças no estilo de vida

·         Mudanças comportamentais

·         Mudanças espirituais

 

Marion Vaz


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário