sábado, 1 de março de 2014

Carnaval - Uma festa popular

Carnival in Rio de Janeiro.jpg

Rio de Janeiro



"Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses.


O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII. As fantasias de pierrô e de colombina foram logo incorporadas ao carnaval brasileiro.


No início as festas de carnaval aconteciam nas ruas, com desfiles de fantasias depois, passaram a ser realizadas nos clubes, onde eram tocadas as marchas, os sambas e os frevos preparados para os festejos.



 

Hoje algumas cidades se destacam no carnaval. No Rio de Janeiro são os desfiles das escolas de samba, em Salvador são os trios elétricos que tomam conta das ruas da cidade, no Recife o bloco "O Galo da Madrugada" que sai às ruas no sábado de carnaval, pelo centro da cidade e já entrou para o livro dos recordes, como o maior bloco de carnaval do mundo. Em Olinda, os bonecos gigantes desfilam pelas ladeiras da cidade Patrimônio da Humanidade."


Muitos religiosos chamam de "festa da carne" e outras denominações que envolva a ação maligna. Comunidades e igrejas preferem fazer os tão famosos retiros espirituais, onde passam esses dias em orações, jejuns, leitura da Palavra e algumas atividades de esporte e lazer.


Para o povo. o carnaval é uma festa mágica, com suas cores, seus carros alegóricos, gente feliz. Como sempre, há aqueles que extrapolam. Os organizadores do Carnaval sempre fazem observações e dão dicas para se brincar a vontade sem oferecer riscos a própria vida ou de outros.


Nos próximos dias, as ruas estarão cheias de gente, então tome alguns cuidados importantes. Beba muita água e segure firme as mãos das crianças. Os desfiles no Sambódromo no Rio, já fazem parte do nosso calendário, alimentam o turismo e caracterizam a cidade maravilhosa dando destaque no Brasil e no mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário