quinta-feira, 6 de março de 2014

País Problemático

Particularmente, eu gosto do Brasil. Um país "gigante pela própria natureza", com suas matas verdes, céu azul, praias e gente de todo tipo, raça e religião. Um país que emerge das águas da ignorância para ser um marco no panorama mundial. Estamos a menos de cem dias da Copa, um evento que por si só traz uma auréola para o país, mas estou muito preocupada.



Observando os últimos acontecimentos, desde a revolta dos "20" no ano passado, o país tem enfrentado verdadeiros confrontos, não de forma bélica, nem revolucionária, algo mais politicamente estruturado: O boicote. No artigo  Crime Organizado  mostro a minha indignação pelo lado destrutivo das manifestações populares.  

Em plena Copa das Confederações, o "povo" fortemente instruído deixou as "manguinhas" de fora, mostrando total falta de respeito a autoridade máxima do país, vaiando a presidenta Dilma Rousseff, com tal veemência que a mesma não pode fazer a abertura da Copa.

Depois vieram as manifestações religiosas, clamando em voz alta pelos direitos de liberdade e seus desagrados sobre as novas leis. Sem qualquer atenuante, ministros do Evangelho, aos berros, queriam fazer prevalecer seus direitos.


A revolta dos "20" levou a população as ruas nas principais capitais e depois em todo Brasil. Caras verde amarelas demostravam amor a pátria e o orgulho de ser brasileiro. Sei. Reclamamos dos vinte centavos a mais nas passagens ao invés de pedirmos melhorias nos transportes públicos. Ganhamos a batalha e perdemos a guerra. Hoje, pagamos três reais para andar na mesma porcaria de ônibus de seis meses atrás. Vai entender?

O Carnaval chegou com toda a sua alegria, a confusão de cores, o emaranhado de gente por toda a parte. Uma festa popular da qual o Rio de Janeiro sempre teve orgulho. Afinal, somos a cidade do samba, das belas praias, das mulatas e da ginga nos pés. Recebemos, nesta época, centenas de turistas, que contribuem para o avanço do turismo.

Mas este ano, infelizmente, dividimos com eles a nossa alegria, a festa na rua e a sujeira. Pois é, funcionários da Comlurb resolveram fazer greve em pleno Carnaval. As nossas ruas ficaram e continuam imundas. Garis  de braços cruzados e o carioca com lixo por toda a parte.

País problemático esse tal de Brasil. Quando a Copa era feita nos outros países, o povo, numa euforia só, mal dormia esperando os dias dos jogos. A taça é nossa! Se podia ouvir, em versos, músicas e muito agito. Mas em fim, o país verde amarelo resolveu se candidatar. E não é que fomos escolhidos!Começou o boicote! Através de manifestações nas ruas, nas redes sociais, de boca em boca se ouve: "Não precisamos de copa, precisamos de hospitais, daquilo, disso... Um bla bla bla sem fim! Mas o que esse povo quer?


O que me incomoda é o "efeito borboleta", as transformações, as constantes mudanças de pensamentos, de ideias, que afeta a ética, tanto moral como profissional. O que me apavora é o "efeito dominó", a forma como todo mundo é contagiado por um "modus vivendi"  momentâneo.

Com a chegada da Copa, temo que esse boicote vire uma febre entre os serviços essenciais. Imagine serviços de luz, água, transporte, assistência médica e outros entrando em greve! Uma "Queima Total" como no filme de Bruce Willis, Duro de Matar 4, o país vai ficar um caos só para prejudicar o Governo atual. Sei lá! Sinto que a vida humana não tem muita importância diante do desmando político. Vimos isso no quebra-quebra há pouco tempo, gente contratada para fazer arruaça no centro do Rio. Mesmo com toneladas de lixo nas ruas do Rio, ainda tinha gente apoiando a greve dos garis! Não que eles não tenham direitos a bons salários, mas greve em pleno Carnaval? Um absurdo!


Enfim... Passamos a vida toda sofrendo por acharem que éramos um país de Terceiro Mundo, sub desenvolvido! Corremos atrás do prejuízo, alcançamos metas, nos fizemos notar junto aos maiores presidentes, as autoridades mundiais. Fomos destaques em várias áreas, comentados em jornais do exterior. Quando enfim... chegamos a um novo patamar, de sediar os jogos da Copa do Mundo... Voltamos a ser um povo problemático, descalço, sem objetivos, com pensamentos negativos, querendo se esconder nas cavernas do anonimato! Mesmo assim, o país segue em frente, arrastando atrás de si, um número considerável de inconformados, gente que quer progresso sem ordem.


Marion Vaz








Nenhum comentário:

Postar um comentário