terça-feira, 22 de julho de 2014

Fundo da Agulha

A frase  " é mais facil um camelo passar pelo fundo da agulha do que um rico entrar no Reino dos céus" tem sido comparada a dificuldades extremas. Toda vez que alguem quer explicar que algo e humanamente impossivel, utiliza o texto acima.

No entanto, a expressão "fundo da agulha" pode se referir a uma pequena porta num grande portão numa cidade murada. Ao anoitecer, os portões da cidade eram fechados para proteção dos habitantes.  Quando um viajante chegava tinha dificuldade para passar com sua carga e seus animais pela portinhola.

Ao fazer esta citação Jesus estava mostrando a dificuldade que uma pessoa rica tinha de se deixar envolver espiritualmente devido a preocupação com os bens materiais, além de informar sobre   o contexto social tão comum da época.

Como acontece sempre textos bíblicos tem sido usados de forma indevida desvalorizando o conteúdo espiritual e sociocultural. Tanto o AT como o NT tem informações riquíssimas sobre a vida cotidiana em Israel e dos povos ao redor.

No texto hebraico do NT encontramos as palavras camelo, trabalho e caminho, o que nos leva a questionar em que período da história surgiu a frase "fundo da agulha"  nas versões antigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário