quinta-feira, 12 de março de 2015

O que eu vejo...



Da janela não vejo nada. Somente uma parede branca. Um branco fosco, sem qualquer ideia das demais cores. De vez em quando, ouço o som de um pássaro que voa de cá pra lá. Não vejo pessoas, nem plantas, nem vida. Acima de mim um vazio azul pincelado de nuvens brancas. Às vezes, sinto o calor do sol que invade o ambiente. Mas nada além disso. Às vezes chove. Chove tanto que os vidros das janelas ficam embaçados.

No chão, quatro andares abaixo, pessoas ligeiras em seus passos, vão e vem, obstinadas em seu caminho. Do alto, contemplo janelas ocultas em cortinas coloridas, fechadas o tempo inteiro. Não ouço buzinas de carros como nas ruas da cidade.  Então me sinto só também.

Que bom seria andar descalço, correr, pular, dançar... Às vezes, faço isso em minha imaginação, pois não posso incomodar o vizinho do andar de baixo. Ando em silêncio, como se pisasse em ovos, cuidando para não ser inconveniente. Aqui não se arrastam móveis, não pode cair tampa de panela no chão.

Mas aqui se sabe quando a vizinha de salto alto chega tarde da noite, a hora certa que alguém usa o chuveiro. Aqui se ouve até a vassoura varrendo o chão, no andar de cima, a porta que bate, o choro de uma criança... De uma das janelas também posso ver o por do sol e seus raios se escondendo atrás da casa na outra rua.

Assim, se vive, se vegeta, nos apartamentos de um condomínio. À portas fechadas, vidas trancadas em pequenos cômodos. Subindo e descendo os degraus da escada e limitando a comunicação em "bom dia" ou "boa noite". Estranhos que só se veem nos estacionamentos ou nas reuniões de condomínio.

Não há parques ou jardins, só uma pequena área de lazer, que deve ser agendada para uso. Não há bancos para se sentar, nem lugar para sair. Para ir a shopping, mercado, farmácia só de carro! Mas as pessoas que moram aqui são felizes, sentem que realizaram um sonho... Que bom! Eu é que tenho essa estranha necessidade de ver gente, de caminhar, de mais espaço... De ver o que tem além dos muros...



Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário