sexta-feira, 27 de março de 2015

Perfil Online

A "escola da vida" acaba ensinado mais do que a gente está disposta a aprender. Não importa o momento, as dificuldades, o caminho percorrido, pois o que importa de verdade é o que se aprende durante o percurso. Alguns teimam em seguir em frente, outros ficam estacionados na beira da estrada. E há aqueles que sem qualquer constrangimento, preferem voltar ao ponto de partida.

Entendi isso poucos instante ao ler um palavrão numa página de rede social, que num momento de raiva a pessoa deve ter destinado a alguém. Contrariando o bom senso a pessoa repetiu a ofensa diversas vezes, na intensão de humilhar e mostrar pra todo mundo que não tem um pingo de vergonha ou de respeito. Tem gente que perde a paciência muito rápido, fica nervosa e a boca vira literalmente um "sepulcro aberto" em frações de segundo. Não sei se é porque não tem ideia do que está por vir, num futuro próximo ou se a pessoa se acha inatingível.

A rede social em questão não é apenas uma página online para expor tudo quanto é porcaria que a gente acha importante, mas hoje em dia tornou-se um portal para se conhecer totalmente o perfil do usuário. Uma postagem dessas pode muito bem prejudicar o "currículo" da pessoa e impedir o acesso numa boa empresa, naquele emprego dos sonhos e até mesmo afastar amigos e familiares. Nem sempre um "fod...-se bem dado" é o caminho para a felicidade ou auto realização. Sinceramente nem precisa comentar que "o que se faz aqui, aqui se paga" ou que lá na frente "se colhe os frutos que plantou" - #ficadica

Sinceramente, dá até vergonha de ter determinadas pessoas como amigos em redes sociais devido que se é exposto diariamente. Parece que ninguém mais quer "filtrar" nem mesmo os pensamentos e digita impropérios como se estivesse jogando flores numa passarela. E olha que já tive mesmo que deletar alguns... Não que eu queira ditar regras, mandar na página da pessoa, escolher o que ela deve ou não publicar, mas eu penso que todo mundo devia acionar o "Simancol" de vez em quando. E depois a gente tem aturar lamurias e choradeiras daqueles que sentem que ninguém mais curte suas baboseiras... Acho ridículo abrir minha página e encontrar a seguinte publicação: "Acordei..." - Eu me pergunto: E daí? A menos que esse "acordei" venha acompanhado de uma imagem linda do amanhecer, seja o título de um poema, um artigo tipo: Acordei para a vida!


Enfim, o Perfil Online diz muito a respeito da pessoa, qualidades ou defeitos, seus contatos, interesses e realizações. Não é apenas um álbum de fotos, um diário, um local para dessocialização... E tem gente preocupada em quem vai olhar o seu perfil, alguns só tem interesse nos amigos. O meu é aberto ao público em geral. Não tenho nada a esconder. Gosto de textos autênticos, intrigantes, que obrigue o leitor a pensar.

Então, na hora de publicar algo numa rede social pense que alguém vai amar, odiar, discordar, deletar ou compartilhar suas ideias e interesses. Seja moderado nas palavras, insista em elogios e coisas do gênero. Cuidado com aquelas "ideias fixas", ou aquela mania de perseguição, a troca de impropérios que mancham a sua imagem. Filtre suas publicações e invista em você mesmo. Nunca se sabe quando uma boa oportunidade pode aparecer...


Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário