segunda-feira, 11 de maio de 2015

Jeitinho Brasileiro





Este tipo de afirmação já foi orgulho para o país, porque dá a entender que todo brasileiro tem um modo eficaz de conquistar seus ideias, de enfrentar situações, de driblar as adversidades, e até mesmo de se adaptar em determinados momentos quando os problemas são muitos. Enfim, no "mundo dos espertos" o brasileiro tem sempre uma saída.

Mas a frase "Dá o seu jeitinho brasileiro" escrita em carta aos bolsistas do Ciência Sem Fronteiras, foi tida como uma afronta. Os estudantes brasileiros em intercâmbio no programa “Ciências sem Fronteiras (CsF)”, nos Estados Unidos “receberam um e-mail inusitado do Institute of International Education (IIE), organização norte-americana que promove o intercâmbio em colaboração com o governo. Nele, o diretor do Instituto, Edward Monks, fala para os bolsistas usarem o “jeitinho brasileiro” (interpretação livre para "use that Brazilian method of creative problem solving") enquanto a verba de transporte para estágios e pesquisas fora da cidade de domicílio no exterior não é liberada pelo programa.

Eu me pergunto? Que "jeitinho brasileiro" seria esse?

Por conta do descaso em relação ao pagamento de uma firma terceirizada, profissionais da área de saúde estão literalmente limpando consultórios médicos em um hospital. 


Resultado de imagem para lixo se acumula no hospital rocha faria do RJ


No Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o próprio médico estava limpando no domingo, junto com uma paciente o local. Acompanhantes estão fazendo a retirada de lixos e se preocupando com a faxina.

Outra situação constrangedora pode ser vista na UERJ em que os alunos há semanas veem o lixo se acumulando nos corredores e salas de aula. Seria o caso dos próprios alunos largarem os livros e pegarem na vassoura? Seria esse também um "jeitinho brasileiro"?






Enquanto se fala em milhões de reais que desaparecem daqui ou dali, a população sofre com os descaso das autoridades, com a insegurança, transporte, medicamentos e higiene.

Resultado de imagem para vereador diz que tem que ser corrupto

E como se não bastasse, um vereador cujo salário mensal é de R$ 10.000,00 fala abertamente que com um salário desses a pessoa tem que ser corrupto para poder viver os 30 dias do mês:  “Se não for corrupto, mal se sustenta”. Eu me pergunto: E o resto da população que ganha salário mínimo faz o que? Sinceramente, eu acho que se perdeu a noção de decência, de justiça, de bom senso.

E depois a gente vê na televisão aquela propaganda pedindo dinheiro para ajudar crianças em situação de abandono.  Todo um repertório bem elaborado para que? Para comover o telespectador da desgraça alheia quando na verdade a obrigação é do Governo, dos Ministérios, das pessoas que nós elegemos e colocamos no poder.

Essa metodologia de fazer do brasileiro um cooperador, um "estagiário sem remuneração", tem dado certo em muitos "negócios". Mas está na hora do povo acordar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário