terça-feira, 21 de abril de 2015

Quando a fé faz chorar


Em 2014, quando Fábio de Melo era considerado por uma boa parte dos fieis católicos um dos padres mais importantes da Igreja, ele recebeu duras críticas de muitos católicos em redes sociais. colocaram em dúvidas até sua capacidade de interpretação bíblica. O que lhe restou mesmo foi chorar e cair em uma profunda tristeza. Escritor, professor universitário, músico e cantor religioso, Fabio de Melo causou polemica ao declarar sua opinião afirmando que a união civil de gays é relacionado a vida civil da sociedade e que "Quem salva é Deus e não Maria - ,Maria era humana e não podia salvar ninguém". E que “É Jesus que nos salva. É Jesus que resgata. É Cristo que liberta”.


Independente, da opinião dos fieis acredito que o padre Fábio de Melo faz um grande trabalho para a Comunidade Católica através de suas pregações, suas melodias e sua devoção. 

Imagem da http://www.fabiodemelo.com.br/












É óbvio que diante das declarações referente a Maria, mãe de Jesus - Um símbolo de fé católica - muitos fieis tenham se sentido agredido, afinal, a crença estabelecida à séculos, vem suprindo as necessidades espirituais da população em todo mundo e principalmente aqui no Brasil. No entanto, a declaração do padre Fábio de que só Jesus salva tem também seu alicerce nas páginas do Novo Testamento. Em carta, ele pediu desculpas a comunidade: Eu assumo que errei ao usar a expressãoEu não estava numa sala de aula, lugar onde a Ortodoxia convive bem com a dialética. Não considerei que muitos telespectadores poderiam não entender o contexto da comparação. E por isso peço desculpas. E junto às desculpas, faço minha retratação. Nunca tive problema em assumir meus equívocos”, disse o padre.


Quando a fé faz chorar é uma realidade em nossos dias, porque muitas pessoas não entendem a nossa mudança de raciocínio, de lógica, de crença. Ao mudar de uma opinião para outra, parece que foi de repente, e assim, entramos em choque também. Afinal, foram anos "mastigando" ensinamentos, doutrinamentos e outras regras de fé que nos eram impostas. Aconteceu comigo. Com o passar dos anos reconheci que alguns dos muitos ensinamentos não eram assim tão "legítimos" a não ser em função daquela própria religião.  Ao me aprofundar no conhecimento da Palavra de D-us, contexto social, político e religioso da época e principalmente Cultura Judaica, pude entender melhor muitas passagens bíblicas.

Daí o choque pessoal, a sensação de tempo perdido, o desconforto na hora de ouvir determinados sermões.  Mas a minha mudança é uma determinação pessoal, não influi em nada na religiosidade alheia e nem na minha própria salvação. Mas ter os olhos e o coração aberto para renovação me inspirou a ser uma pessoa melhor. Mas você me pergunta: E quando a fé faz chorar? Eu respondo: No momento que você se sente sozinho em sua própria religião e que não pode repassar o que sente, porque sinceramente, as demais pessoas não estão propícias à mudanças tão radicais, mesmo que isso implique em crescimento espiritual.

Marion Vaz





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário