sexta-feira, 24 de julho de 2015

Perfil Mercadológico







"Diferentes entendimentos resultam em posturas e ações distintas" - A ideia de usar tal frase neste texto me pareceu bem interessante. O contexto da frase revela atitudes diferentes em relação a algo ou alguém.

Mas ao pensar em que tipo de perfil apresentamos nas diferentes atividades do dia a dia, estamos sempre repassando este perfil mercadológico. Estamos obcecados em vender uma imagem de pessoa idônea, centrada, equilibrada emocional e profissionalmente. Não importa o grau de falência que vivenciamos. Esta interpretação do pensamento do outro é o que nos leva a ações distintas.

E isso é uma realidade. A simples resposta a uma pergunta casual de "Tudo bem?" já indica a pretensão de esconder a nossa vulnerabilidade. E quem precisa saber o que vai no coração? Quem precisa de terapia vai ao analista! Vai dar um passeio no Shopping, fazer compras... E não incomodar o vizinho, o filho, os pais... E o que eles vão pensar se descobrirem que você é humano e que tem sentimentos?

Num mundo informatizado e consumista o que vale mesmo é aquele perfil mercadológico de pessoas qualificadas, vendendo sorrisos e bem estar. Ninguém quer comprar mercadoria fora do prazo de validade, com defeito, sem garantia ou qualquer outra deficiência. É direito do consumidor adquirir um bom produto! Infelizmente a gente acaba repassando isso para a vida pessoal, para os relacionamentos. E exigindo dos outros que funcionem como os bancos com atendimento 24 horas, cheios de benefícios, prêmios, cartão de crédito. 


Então agimos como atores, contracenando com os outros, decorando falas, sorrindo o tempo todo, sem qualquer tipo de expressão pessoal. Porque isso pode incomodar, afastar amigos ou parentes. Na verdade, ninguém nem nota se você está com dor de cabeça e o falatório persiste por minutos, horas a fio. E como "vaquinhas de presépios" balançamos a cabeça atenciosamente. Atitudes metódicas e distintas de quem só quer agradar, vender uma imagem, um estilo. 


A reviravolta acontece quando a pessoa, do nada, explode! Vê-se de imediato a reação das pessoas e aquela insatisfação no ar. Como? Quando? Por que? Ninguém percebeu que você aturou o máximo que pode e de repente expôs seus sentimentos. E é, meu caro amigo, nesta hora que você percebe que não importa o quanto se anule a versão light é que conta.



Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário