domingo, 8 de novembro de 2015

O Retrato do País




A divulgação de 332 vagas de emprego temporário levou cerca de 9 mil pessoas as ruas. A fila de desempregados era longa. Pessoas de todas as idades, com formação diferenciada se dispuseram a ficar em pé numa espera pelo cadastro oferecido pela Degase no Rio de Janeiro. Esta foi a primeira fase: A inscrição.

Mas o processo de seleção tem outras etapas, como a análise de currículo, experiência e entrevistas para os diversos cargos. Os salários oferecidos variam de 2 a 3 mil reais para a contratação temporária de 2 anos.  

Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a taxa de desempregados atingiu cerca de 8.8 milhões de pessoas. A reportagem feita por um canal de televisão, mostrou a maneira como os brasileiros tem enfrentado o problema. Um dos candidatos desabafou para o repórter afirmando que a longa fila que se estendeu pelas ruas mostra o retrato do país. 


Em minha opinião, devido a modernidade da nossa tecnologia (risos) tal inscrição poderia simplesmente ter sido feito pela Internet evitando tanto desgaste físico e emocional dos candidatos. E essa não foi a primeira vez que isso aconteceu. Acredito que o termo "fila" se tornou parte do nosso lema de progresso. 

Até parece que as empresas gostam de ver, de perto, a "cara" dos brasileiros... O rosto cansado e estressado de uma pessoa que, depois de tantas horas de espera, mal consegue pronunciar o próprio nome. 

Mas quero parabenizar àqueles, que de certa forma, enfrentaram tal fila com otimismo e perseverança acreditando num futuro melhor para suas famílias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário