quinta-feira, 4 de março de 2021

Faça o que tiver que fazer, mas conforme as tuas forças


Ao observar o texto bíblico de Eclesiastes 9.10 fiquei pensando no quanto a gente se deixa envolver com as múltiplas tarefas do dia a dia até chegar a exaustão, sem nos darmos conta do quanto estamos nos prejudicando. O texto é claro quando enfatiza: "Tudo quanto te vier á mão para fazer, fazei-o conforme as tuas forças". O texto segue falando do quanto se pode ser útil aqui na terra, porque depois da morte não haverá mais trabalhos. Ok. 

No entanto, eu entendo também que o texto está nos advertindo para o fato de por limites. "Conforme as tuas forças" quer dizer: Saiba a hora de parar, de dar um tempo, antes de chegar a exaustão física e psicológica. 

Existe sim uma diferença entre o "se esforça mais um pouquinho que você consegue", "Ei, você já chegou até aqui, vai desistir agora?, vamos lá!" para aquele tipo de serviço ou de devoção que te obriga a ir além das tuas forças. O corpo humano tem suas limitações, a mente precisa de descanso, de diversão. Quanta gente estressada e cansada, sem tempo pra nada, sem sorriso no rosto, arrastando o corpo nas ruas, dentro de casa, naquele frenesi de atividades? 

Esta semana me dei conta de que parecia estar num trabalho escravo. O corpo todo dolorido de estresse, mal podia me alimentar, a mente sem descanso dando voltas em problemas que não eram nem meus, só por causa da paranoia de outra pessoa. 

A Palavra de Deus tem lições significativas para as nossas vidas que a gente nem se dá conta. Então eu parei, respirei profundamente, e me obriguei a olhar no espelho. Sabe o que eu vi? Uma pessoa descabelada, irritada, sem paciência mais pra nada, chateada com o momento presente e triste, achando que a vida não me reservava mais nada, porque foi tudo o que ouvi, mesmo dedicando meu tempo para ajudar. 

Você pode até rir da situação, mas eu chorei olhando os cabelos em desalinho e aquela roupa horrorosa cobrindo o corpo. Pensei: Esta pessoa sou eu? Não! Não! E Não! Chega! Cada um com seus problemas. com sua loucura, com seus revertérios! 

E quer saber? Não há nada de errado em buscar refrigério e um pouco de paz interior. Precisamos entender quando o corpo grita por descanso, quando a mente está cansada, quando o que se exige da gente é altamente abusivo. 

A semana tem 7 dias. Eles são seus. Saiba administrar o tempo, as tarefas rotineiras, acrescente outras que sejam significativas, reserve um tempo, uma hora ou duas só pra você. 

Se não estivéssemos em meio a uma Pandemia eu te incentivaria a ir se divertir, sair com amigos, fazer compras, cursos, sei lá! Mas se não dá, talvez você possa fazer uma caminhada, ou às vezes, tudo o que se precisa é uma boa noite de sono. 

E o mais importante de tudo, saiba dizer: Não! Não posso! Agora não! Impossível, me desculpe, mas estou ocupado! 


Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário