terça-feira, 22 de junho de 2021

Piquenique Online? Alguém já ouviu falar nisso?


Ontem minha neta chegou da escola com uma novidade! Vó, minha amiga e eu vamos fazer um piquenique online! Oi? O que é isso? Perguntei surpresa. Você vai ver! Respondeu a garotinha de 7 anos. Quando chegou a tardinha a amiga dela ligou avisando que estava aprontando tudo para a tal brincadeira. Cada uma na sua casa, telefone em vídeo chamada e lá estavam as duas sentadas nos quartos conversando animadamente e lanchando. Achei super interessante.

Fiquei na sala lembrando do tempo de liberdade que se tinha, dos encontros em família sem as benditas máscaras e todas as vezes que fomos passear na Quinta da Boa Vista aqui no Rio de Janeiro. As crianças correndo, adultos sentados na grama conversando e sim aquele piquenique da hora.

Quando toda esta confusão de vírus começou e o medo era nosso companheiro constante, era difícil imaginar que voltaríamos à integração social. Passando de largo pelos vizinhos e conversando o menor tempo possível, ficamos tão solitários! Eu me lembro que fiquei temerosa quando as aulas retornaram e o aquele período de 4 horas e meia me deixava numa espera angustiante. Até hoje, a mochila, lancheira, cadernos, livros e estojo de lápis são pontualmente desinfectados no momento em que minha neta chega em casa.

Lavar as mãos e o rosto são atitudes obrigatórias e com certeza o uniforme vai direto pra máquina de lavar. Confesso que é algo desconfortante este ritual diário. E este padrão de aumento dos casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus no país é algo que ainda tira o sono. Como podemos sobreviver quando há óbito de mil pessoas por dia? Alguém podia mesmo ter arranjado tempo para responder a um dos 57 emails da Pfizer. Mas enfim... O jeito mesmo agora é continuar a se proteger e evitar aglomerações. 

Mas a novidade do piquenique online me deixou mais leve, bom saber que as nossas crianças que vivem nesse caos ainda tem criatividade e usam a imaginação para contornar a situação.


Marion Vaz 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário