domingo, 1 de agosto de 2021

Descomplicando a vida


De tempos em tempos a gente se depara com alguma situação que, embora desagradável, acaba se tornando engraçada. E por vezes, as frases são inseridas no nosso vocabulário como recordação ou algo que nos impulsiona na direção certa. A frase: "Me disseram", por exemplo, coloca em dúvida alguma coisa que se tem por certa. E passou a ser uma brincadeira entre minhas filhas e eu. Se a gente quer ter certeza de algo, uma de nós sempre pergunta: É verdade ou me disseram?

Aconteceu quando minha filha era pequena e queria comer um cachorro quente que estava sendo vendido numa barraquinha aqui na rua. Ela veio toda satisfeita falando do que poderia vir no tal cachorro quente e no final da frase ela insistiu: Me disseram! Só que quando ela chegou com o lanche, não tinha nada além de pão e salsicha. Na hora eu fiquei irritada, com o tempo aprendemos a investigar melhor as coisas. Mas a zoação dura até hoje. 

No ano passado tive um problema com a porta da frente. A chave quebrou dentro do miolo e eu, sinceramente, não quis observar melhor o que poderia ser feito para resolver o problema. Era sábado e chamei o "Chaveiro da Praça". Expliquei o acontecido por telefone. A visita estava em torno de 30,00 reais e a troca do miolo ficaria em 60,00 reais.  

Mas o meu desejo era de trocar a porta por uma nova devido às complicações que aquela apresentava. Já tinha visto o preço, o tipo de porta e a loja pra comprar e aquele incidente me pegou de surpresa. Então pensei que trocar o miolo resolveria até o mês seguinte.

Mas quando o sujeito chegou lá em casa, mal olhou pra mim e foi logo dando marretada na porta pra tirar a fechadura toda. Eu queria falar mas ele não dava atenção. Deu dois porradões na porta e arrancou a fechadura e com ela nas mãos, falou alto: Está quebrada! Tem que trocar!

Eu fiquei parada olhando aquela situação sem saber o que fazer. Mas era só o miolo! Pensei. Ele falava alto e mexia na porta velha como se estivesse fazendo algo importante e com aquela cara de pau me avisou: Uma fechadura nova fica por 180,00 reais! Oi? Como assim? Parecia uma cena de filme. Ele me olhou e logo avisando: Se quiser eu coloco de novo no lugar. Deu mais dois porradões na porta tentando enfiar a fechadura no buraco.

Hoje, eu fico rindo da situação. O cara parecia louco, nada profissional, não se identificou, não me deu boa tarde e para falar a verdade, não sei nem o nome da criatura. Eu queria raciocinar mas ele não deixava.  Só um instante! Falei alto também. A porta é velha e eu estava pensando em trocar e gastar 180,00 reais numa fechadura é muito caro. Ele arregalou os olhos e falou alto:

- Tem que fazer, tem que fazer! E ficou repetindo esta mesma frase sem parar.

Como eu me mostrei indecisa ele baixou o valor para 150,00. Eu daria uma entrada de 60,00 reais e na segunda-feira  ele viria trocar a fechadura. Moral da história? Eu ficaria com a porta aberta por mais de 48 horas!

- Tem que fazer, tem que fazer! Repetiu o homem ao receber o dinheiro. E foi embora sem olhar para trás.

No domingo, com a cabeça mais leve, entrei no site da Google para saber o preço de uma fechadura nova. Respirei fundo. Menos de 50,00 reais. E o miserável me cobra três vezes mais do que o valor real? Nem morta! E a tal da porta nem merecia! Respirei fundo de novo e resolvi trocar a porta. Mandei recado avisando que ele não precisava mais vir e fiquei no prejuízo mesmo. E o "chaveiro da praça" perdeu a cliente.

Não que eu queria julgar as pessoas, mas temos que analisar os fatos, rever situações e achar "um meio termo" que nos facilite a vida. Todo mundo deve valorizar seu trabalho, fato. Mas também temos que agir de forma justa e sem dar prejuízo a outras pessoas. Meu pai dizia uma frase interessante: Malandro demais se atrapalha! 

O certo é que nessas horas a gente tem que ter a mente como uma engrenagem que nunca se deixa travar. E o bom de tudo isso é que o Tem que fazer virou um lema que sempre nos impulsiona a agir, a mudar, a conquistar algo.


Marion Vaz


Nenhum comentário:

Postar um comentário