quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Natal nosso de cada ano



"Pois na Cidade de Davi vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo o Senhor!"




Dezembro está chegando ao fim trazendo a data mais esperada do ano: o Natal. É nesse momento que todas as pessoas passam a se olhar como semelhantes.


Damos as mãos numa cerimônia única de amor e alegria. Votos de Boas Festas e Feliz Ano Novo viram o slogan de nossos Email e recados do Orkut. Todo queres desejar felicidades. É como um “vírus” que contamina a todos, então corremos para as lojas em busca do presente perfeito para aqueles a quem amamos.

Assim, no decorrer dos anos, o natal passou a ser uma data com fins lucrativos. O Nascimento do Menino Jesus, representado nos presépios deitado naquela manjedoura, cercado de gente humilde, animais e pastores, ficou lá trás num passado distante. Natal só é Natal se houver aquela imensa árvore cheia de luzes e enfeites coloridos e muitos, muitos presentes! Em cada lar, ela se faz presente contagiando a todos com o que chamam de “Espírito Natalino”.

É nas Igrejas que encontramos outra versão do Natal, quando milhares de fiéis se reúnem para cantar louvores, fazer representações e coreografias que transmitam o verdadeiro sentido do Natal. Ali o homem demonstra sua fé no Menino Deus que nasceu em Belém.

E pensar naquele casal caminhando por uma estrada empoeirada saindo de Nazaré, atravessando vale e montanhas para chegar a tempo de José se alistar em Belém de Judá. Maria com aquela barrida enorme sentada num burrico, balançando de um lado para o outro até chegar ao vilarejo. E pensar que não havia lugar na estalagem para eles. Maria com uma trouxa de roupas nas mãos, cansada, recebendo a notícia do marido e os dois olhando em volta e não tendo a quem recorrer.

E pensar que nos dias de hoje, ninguém se locomove até o shopping (ou para a Igreja) se não tiver um carro! Montanhas de dinheiros arrecadados nas vendas de brinquedos, roupas, jóias, ou seja lá o que se deseja presentear! E Maria, coitada, sentindo as dores do parto seguindo com dificuldades para o único lugar disponível: Uma estrebaria!

Mas alguém vai me recriminar, e acredite que isso realmente vai acontecer, dizendo que hoje os tempos são outros, que a tecnologia, as invenções e todos os Blá-blá-blás que usamos para diminuir nossa culpa, nosso pecado de hipocrisia, de gastar tanto dinheiro em supérfluos e não separar um só tostão para ajudar o próximo, ou mesmo aquele irmão de sangue o ano todo que passou! E depois sorrimos e dizemos como se fosse uma oração: Feliz Natal!

Talvez essa não fosse a Mensagem de Natal que você esperava ler. Paciência! Nem tudo é perfeito! E eu não fujo a regra! Mas é Natal, uma data importanter demais pra guardar rancor. Então saia de casa e comemore, ou fique com a família. Sorria! Festeje! Ame a todos sem discriminação!

Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário