sábado, 12 de fevereiro de 2011

No caminho de Emaús

O texto do Novo Testamento relatado no Evangelho de Lucas (cap. 24) apresenta um episódio de intensa emoção, quando, Jesus se encontra com dois de seus discípulos no caminho para o vilarejo de Emaús. Os dois, entristecidos pelos últimos acontecimentos em Jerusalém, estavam com semblantes abatidos quando foram interceptados e questionados sobre o assunto.

Sem qualquer hesitação um dos discípulos relata o que havia acontecido ao profeta classificando-o de “poderoso em obras e palavras diante de Deus e do povo”, que foi condenado e morto. O relato dá ênfase ao fato de que já era o terceiro dia e eles tinham notícias de que algumas mulheres haviam ido ao sepulcro e outros discípulos também se dispuseram ir até para averiguar a história delas e que não encontraram o corpo de Jesus.

Era de se esperar que neste momento Jesus se apresentasse a eles, diminuindo-lhes o sofrimento, mas o viajante inicia uma longa explicação acerca dos textos escritos por Moisés e também dos profetas, esclarecendo tudo o que haveria de acontecer com o Cristo. A medida que ouviam sua voz, uma mistura de sentimentos os envolvia, mas que não sabiam como definir e assim ficaram em silêncio.

Com o declinar do dia entraram no vilarejo e convidaram o tal viajante a ficar com eles para jantar e descansar um pouco. O relato bíblico indica que no “partir do pão” reconheceram-no e alegraram seus corações acreditando que realmente o viajante era o Jesus ressuscitado. O viajante desaparece e eles voltam a Jerusalém para anunciar o acontecido. Lá confirmaram a notícia da ressurreição e que Jesus já havia aparecido a Pedro.

As ruínas de uma igreja do século XII, marca a aldeia de Emaús, para onde os dois discípulos estavam caminhando. Os enormes blocos de pedra da igreja, fora da estrada Jerusalém-Tel Aviv, é um cenário excelente para oração e leitura dessa história que percorreu os séculos e chegou até nós.

Há mais de um "Emaús" devido a diferentes distâncias de Jerusalém dado em várias versões de Lucas, eruditos cristãos acreditavam que era aqui, com vista para o vale de Ayalon (Josué 10:12)



Andar a pé na estrada na companhia de Jesus tornou-se um poderoso símbolo no Cristianismo para demonstrar uma vida religiosa e Emaús é um excelente lugar para se refletir sobre isso.

Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário