sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A Pedra Angular em Jerusalém

A notícia de novas construções habitacionais em Jerusalém me chamou atenção pela forma em que foram denominadas: Pedra angular. Esse título bastante usado nas Igrejas cristãs define um dos títulos de Jesus, chamado Cristo. Como Pedra Angular, ele seria também a pedra fundamental na qual o Cristianismo está alicerçado.

Vamos entender melhor o que é uma pedra angular e segundo informações de um internauta da Google, “as pedras angulares eram maciças pedras postas na esquina formada pela junção de duas paredes, unindo-as de modo mais firme do que poderia ser feito, na antiguidade, de outra maneira qualquer. Essa pedra também contribuía para fortalecer os alicerces da estrutura.

A "pedra de remate" que aparece em Zac. 4.7, parece indicar que, em algumas construções, as paredes que formavam esquina eram unidas no alto por alguma forma de pedra. O Trecho de Isaías 28.16 refere-se a certa pedra, que nossa versão da Bíblia em português chama de "angular", mas que no hebraico é pinnah, que era usada como laje sobre a qual uma parede era construída, a fim de melhor ligá-la com outra, em uma esquina".

O Jornal Haaretz informou que "a pedra angular de um novo bairro judaico em Jerusalém Oriental foi colocada em uma cerimônia presenciada por membros do Knesset, vereadores de Jerusalém, assim como o ex-candidato presidencial do Partido Republicano Mike Huckabee.

A construção inicial do novo bairro, chamado Beit Orot localizado perto da Orot Beit Yeshiva no Monte Scopus, é uma das 24 novas unidades habitacionais a serem construídas perto do Hospital Augusta Victoria.

Em 2008, Huckabee, que era um candidato presidencial republicano disse no site que era inconcebível para ele, como um americano, que exista uma discussão sobre onde, em Jerusalém, um judeu pode ou não pode viver. Opinião compartilhada por muitos de nós.

Em relação à paz no Oriente Médio, o ministro Daniel Hershkowitz é de opinião que a construção em Jerusalém "não constitua um entrave para a paz", acrescentando que, quanto mais Israel constrói "mais paz haverá” isso porque este bairro é só pedra angular e servirá como um modelo para o avanço das reconstruções de Jerusalém”.

O vice-prefeito de Jerusalém, David Harari disse que as "unidades de habitação a ser construída aqui são apenas o começo da estrada!” O plano, chamado de Gilo: inclui a construção de 1.400 unidades habitacionais em uma área entre o bairro de Gilo em direção ao Mosteiro de Cremisan, e o assentamento de Har Gilo.

A iniciativa deve receber críticas internacionais como há um ano, quando os Estados Unidos expressou sua forte oposição a outro plano de desenvolvimento na área que incluía a construção de 900 unidades habitacionais. Esse foi o primeiro de uma série de confrontos com os Estados Unidos sobre construções em Jerusalém Oriental. Mas o projeto de construção em Ramat Shlomo, foi aprovado durante a visita a Israel pelo vice-presidente dos EUA Joe Biden".

Assim, as construções habitacionais em Jerusalém é fato consumado e necessário e independente de críticas internacionais, “Neemias” vai continuar “empenhado em sua grande obra” (Ne 6.3) mesmo que a opinião (críticas) de alguns é que as “raposas” possam derrubar o que já está de pé (v 4.3).

Voltando a questão da Pedra Angular que com lágrimas previu a destruição de Jerusalém no ano 70 da Era comum, tornou-se o Motivo de fé para preservação da cidade e seus lugares sagrados. Atualmente, as palavras do profeta Isaías servem de impulso para vencer as críticas e reerguer não só o muro da cidade e sim toda Jerusalém:


“Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará do seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do Senhor, gozo e alegria se acharão nela, ação de graças e voz de júbilo” Isaías 51.3

Agora, se você tem alguma dúvida sobre o assunto entre no link abaixo e aprecie Jerusalém como você nunca viu!

http://poma.livejournal.com/402001.html



Marion Vaz

Fonte: Fonte: http://www.haaretz.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário