domingo, 14 de agosto de 2011

Ser pai




Ser pai não é apenas colocar uma criança no mundo. Mas é acompanhar seu crescimento físico, social e psicológico.

Ser pai é saber impor limites sem desrespeitar os direitos que uma criança tem, de brincar, descobrir, aprender, cair, levantar, chorar, sorrir, falar...

Ser pai é mais do que dar um sobrenome. Ser pai é segurar firme na mão do filho e caminhar em direção ao por do sol... É experimentar junto às mesmas emoções.

Ser pai é ver os filhos crescerem, é participar, é fazer acontecer, é ter tempo pra um bate papo, um lanche, uma partida de futebol.

Ser pai é ter problemas e não descontar nos filhos toda a sua frustração ou a frustração pelo pai que teve. É se conscientizar que se o filho errou a culpa pode ser sua, porque ninguém é perfeito!

Ser pai é ser o mantenedor, mesmo que não more na mesma casa tem que sentir essa obrigação de custear as despesas do filho. É lembrar-se do aniversário do filho (a) e dar um telefonema, comprar presentes no dias das crianças, no natal, mesmo que não seja um presente caro.

Ser pai é sentir orgulho de ter filhos e desejar e fazer por onde para que os filhos sintam orgulho de ter um pai.



Ser pai é mais do que apenas ser o pai biológico, mas é amar aquele pequeno ser, mesmo quando se tornar adolescente, jovem, adulto... Porque as preocupações ora aumentam, ora diminuem.






Ser pai é não esconder dos outros que tem um filho, porque filhos crescem e certamente vão saber a verdade.

Ser pai é ter coragem de educar, e educar não é só dizer o que se tem de fazer, mas é assumir os riscos de suas próprias atitudes.

Ser pai é estar presente nos momentos alegres, na formatura, no nascimento dos netos. É brindar para festejar as grandes conquistas. É estar presente na hora da dor também.

Ser pai é reconhecer que não é perfeito, mas está fazendo por onde... É reconhecer que errou em algum momento e fazer tudo diferente... É não esperar pela hora da morte pra pedir perdão...

Ser pai é moldar caráter. É saber que qualquer atitude boba pode ferir e magoar um filho transformando-o num péssimo pai no futuro...

Ser pai e mãe é assumir dupla responsabilidade, o que também acarreta em diversas outras funções.

Ser pai é mais do que ser apenas o cara que aparece de vez em quando dando gargalhadas e fazendo piadas, é ser amigo, é estar presente mesmo ausente.

Ser pai é dar conselhos que valem à pena, é ter um ombro em que o filho possa apoiar a cabeça.







Ser pai é não repassar para outros as suas obrigações e acabar sendo o vilão da história. É não repassar para os filhos os seus maus hábitos. Ser pai é não usar palavras de maldição contra o filho.

Ser pai é ensinar o filho a respeitar os outros, valorizar a vida e incentivar sonhos e a criatividade.








Ser pai e vencer suas próprias limitações e encarar tudo de frente, sem preconceito, sem medo, sem se fazer de vítima. É ser o adulto e não uma criança grande.

Ser pai é andar junto, é aturar o mau humor do filho, esperar o tempo certo de ter aquela conversa... É corrigir, é dizer NÃO quando for preciso.

Ser pai é mais do que trabalhar, trabalhar, trabalhar e nunca ter dinheiro! É ter consciência de suas obrigações e não ser apenas um cara que nunca tem tempo ou que só vive estressado.

Ser pai é ensinar o filho a amar a D-us e a respeitar a religiosidade dos outro. É ensinar a ser o bom cidadão que uma sociedade precisa.

Ser pai é sofrer a dor do filho, é desejar ter evitado um acidente, é se comprometer com o bem estar do filho.

Ser pai é também saber sorrir, é ser agradável, comunicativo, esperto, o melhor de todos os pais. É ser o Super Herói do filho.

Ser pai é mais do que apenas colocar um nome numa criança... Por que isso... Qualquer um pode fazer... Mas ser pai... Isso não... Ser pai de verdade é ser... Um exemplo a ser seguido.


Feliz Dia dos Pais!



Marion Vaz


PS. Meu pai faleceu a mais de 15 anos atrás e até hoje eu sinto saudades dele. Um pai amoroso, trabalhador, honesto, que me amava, que me educou e deu o melhor de si para os quatro filhos (mesmo com todas as dificuldades financeiras que tinha), mas ele era alguém em quem eu podia confiar. In Memórian.


Nenhum comentário:

Postar um comentário