quinta-feira, 4 de julho de 2013

Eu sou brasileiro...


 



Essa frase se transformou no lema de toda pessoa que nasceu e vive no Brasil ou que, por alguma razão, passou a viver em outro país.  Tudo começou com as “Marchas” que levaram inúmeras pessoas a sair do seu comodismo habitual para encarar as ruas as cidades.  O mês de junho ficou conhecido como o mês do despertamento. Cidadãos brasileiros formaram uma espécie de paredão humano pelo qual não deixariam mais passar o descaso, a corrupção, os gastos pelo poder público.

Deixamos para trás aquela “carinha de sofredor” e fomos para as ruas, levando faixas, de caras verde-amarelas e erguemos a nossa bandeira: “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”.

 
Mas nem sempre foi assim... Num passado não tão distante muito diziam que não estavam nem aí e que tudo acabava mesmo era em “pizza”! Lembra? Por mais que se ficasse com raiva de alguma coisa, havia sempre uma “jogada de mestre” do Governo que fazia o povo esquecer a miséria e o abandono em que viviam. Qualquer pracinha, evento popular, qualquer “esmola” para o povo se sentir amado!

Hoje não! Em plena Copa das Confederações, e porque não dizer, por causa dela, ou apesar dela, uma multidão de fieis, fanáticos por futebol, colocou de lado a “bola” e se tornou a "bola da vez" gritando a pleno pulmões o seu descontentamento com as irregularidades cometidas durante tantos anos.

Causa e consequência – Fomos ouvidos! Deixamos nosso recado! Encantamos o resto do mundo que apoiou com marchas e faixas. A nação parou! Os nossos governantes voltaram seus olhos para um povo e suas reivindicações, para suas queixas. Manifestações pacíficas fizeram mais efeito do que o vandalismo de alguns. Fomos para na capa de jornais estrangeiros!  “Um povo heroico retumbante”  cuja “Pátria amada” precisava ser defendida! Exteriorizamos sentimos de patriotismo entoando o hino nacional a pleno pulmões  nas ruas, nas cidades, nos  campos de futebol! Brasileiros fortes, destemidos, “que não fogem a luta”!

Se alguém achou que era “fogo de palha” agora sabe que temos coragem, orgulho, sangue correndo nas veias!  Queremos justiça, queremos nossos diretos e nossas orações ouvidas e respondidas. “Sacudimos” a Explanada, invadimos o espelho d água, “derrubamos”  os portões da invisibilidade e nos tornamos um povo!


Marion Vaz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário