quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

As Janelas da Vida



Imagino que a vida se abre como uma janela. Não importa de que material em que foi construída, pois o que realmente faz diferença  é o lugar onde está. Eu explico: Como hoje é o primeiro dia de 2015, imagine que você acordou cedo, sentiu uma leve brisa em todo ambiente.  Levantou e andou até uma pequena janela e abriu. Uma visão maravilhosa aparece à sua frente: Um lugar maravilhoso, o mar imenso, a areia da praia é mais branca do que em qualquer outro lugar.   Aí você se lembra de que está de férias, num resort com direito ao café da manhã.

Quando chega ao recinto, seus amigos já estão sentados, conversando, rindo e lembrando o que aconteceu na noite passada ou nos dias anteriores. Todo mundo feliz, aproveitando as tão sonhadas férias. Você tem nas mãos o roteiro de viagem e todos aqueles lugares incríveis que ainda te esperam. Que maravilha! Não há nada que possa prejudicar ou entristecer o seu dia.
Por outro lado, se você é uma pessoa pessimista e passou a noite inteira remoendo coisas ruins que aconteceram no dia ou no ano anterior... Se tiver um espírito vingativo e quer de qualquer jeito “dar o troco” a quem quer que seja... Se já acorda vendo o lado ruim da vida... Se estiver louco para voltar pra sua casa e para aquela lista enorme de contas a pagar, porque com esta viagem teve que deixar alguma coisa de lado... Se nada está do jeito que você queria, e se vê defeito em tudo e todos e com certeza tem uma maneira melhor de fazer as coisas... Sei não!
Reparou que são duas maneiras de abrir as janelas da vida? Mesmo que existam os prós e os contra, em algum momento você tem que se abster! Tem que ficar neutro, alheio, só sorrindo... É lógico que ninguém pode viver sem notar algumas (ou muitas) daquelas tragédias que acontecem ao nosso redor, o descaso, a impunidade, o desamor, a criminalidade... Uma lista sem fim de coisas ruins. 
Mas não é disso que se trata o texto e sim de como a vida passa tão rápido e a maneira como aproveitamos o nosso dia, os momentos em família e com os amigos. É imaginar que podemos ser felizes admirando pessoas, a natureza, os presentes que a vida nos dá. NINGUÉM quer conviver com uma pessoa que só vê defeito, que resmunga o tempo todo e logo de manhã cedo já tem aquela lista de problemas que mais parece uma ideia fixa.
Então, eu te convido a dar uma repaginada na vida. Acredite, você não tem a solução para todos os problemas do mundo! Por que deixar de viver, de ser feliz pra ficar refazendo os passos andando para trás? Sorria! Seja mais otimista! Como diz um velho ditado: “Cada minuto que passa é um milagre que não se repete”. Aproveite os momentos em família, sem bancar o coitadinho... Pense desse jeito: Se está com dor de cabeça é porque ainda tem uma cabeça!
Uma das maneiras de se pensar positivo é fazer uma lista de suas conquistas no ano. Faça isso. Seja agradecido a Deus pelas bênçãos que Ele te deu. Pela saúde de uma forma geral, pelo trabalho, por sua família, por seus filhos, amigos, e até pelos problemas, pois eles te deixaram mais forte. Faça uma lista de tudo que aconteceu e você vai constatar quantas coisas conquistou. 


Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário