segunda-feira, 11 de abril de 2016

D-us é Fiel ?



Interessante observar pessoas que praticam todo tipo de engano, tramoia,, fraude, sem qualquer sentimento de remorso por estar prejudicando o outro, mas que, se perguntado, logo define a sua crença em D-us, a sua fé no Todo Poderoso usando a seguinte expressão: "Mesmo que eu seja infiel, D-us continua sendo fiel!" - Alguns batem no peito e declaram: Eu confio no meu D-us!  Se passa por algum aperto, o que não seria nada estranho, visto que prejudica outros, recorre logo a oração numa igreja, faz promessas, dá até o dízimo... E olha que eu conheço gente assim!

Quando as coisas melhoram volta as mesmas práticas. Tais pessoas não tem limite, promovem engano, deturpam as declarações alheias, jogam piada para irritar o vizinho, mentem, usam de subterfúgios para lucrar em algum projeto... Enfim... Lá está a velha frase: Mesmo que eu seja... Como uma espécie de amuleto barato para justificar o  seu modo de vida.

Afirmo que não é o caso da pessoa que comete pecado, se arrepende, pede perdão e começa uma vida nova, transformada pelo poder de D-us ou que errou uma ou duas vezes, mas se arrependeu e está ou não frequentando uma Igreja ou Comunidade religiosa com sinceridade de coração. Estou me referindo aquelas pessoas que realmente usam a frase a favor de si mesma, como se estivesse dizendo para o Eterno que Ele tem obrigação de ignorar o erro, o pecado, a farsa de uma criatura que falha o tempo tempo,

Mas o leitor deve estar se perguntando: D-us é fiel? Sim. Concordo. Neste contexto a proposta é que D-us é fiel a Ele mesmo, a sua Palavra, aos seus Preceitos! Da mesma maneira que "se o homem for injusto D-us continua sendo JUSTO!" Não tem meio termo ou incoerência na interpretação da Bíblia. O ser humano erra feio ao pensar que ao clamar pela fidelidade ou justiça de D-us, que o Criador vai "passar a mão na cabeça dele" e sorrir... Não! D-us não pode negar-se a Si mesmo! O que Ele declarou que é errado, que é injusto, que roubo, que é desonesto, que é infame, que prejudica o próximo, não se desfaz com "louvorzão", dízimo, oferta especial de aniversário.

O fato de D-us amar o pecador não quer dizer que concorde com as ações dele! Mesmo porque o amor de D-us e a sua justiça andam juntos! Paralelamente! A Graça sobrepuja o pecado?? Concordo. Desde que haja arrependimento e mudança! Engana-se aquele que acha que pode viver no erro, no pecado a vida toda e depois de prejudicar um bando de gente, vai cair nas graças do Eterno sem qualquer consequência para suas atitudes!

Também não estou afirmando que D-us não possa perdoar os pecados do mais vil ser humano... Mas existe um padrão de comportamento hoje em dia que altera a percepção dos atributos morais de D-us em função da legalidade do erro, da impunidade, e por isso vemos tanta injustiça, desonestidade, ambição desenfreada.

Que tipo de pregação estamos anunciando que não traz mudança de vida, regeneração, arrependimentos do mal? Outro dia, uma senhora com seus 40 anos falando um monte de palavras torpes dentro de um consultório e depois, simplesmente, declarou que era "crente"! Eu fiquei com vergonha! Talvez o erro seja nosso! É muito lá-lá-la nas igrejas! Eu presencio cada erro de interpretação bíblica, de incoerência de texto e contexto social, empolgação do pregador com as palmas e "améns" que a pessoa sai do culto sem saber onde fica o versículo bíblico! Mas, devo admitir que muitas vezes, o problema nem é por falta de ensino, é falta de caráter mesmo! Que passa de uma geração para outra como nos tempos de Noé...

Marion Vaz


Um comentário: