sexta-feira, 8 de abril de 2016

Propaganda, ilusões ou besteirol


Fazer um marketing e uma boa propaganda é a melhor maneira de dar visibilidade a sua empresa. E o que não falta são slogans chamativos e bem humorados para encantar o cliente. Às vezes, só de ver um anúncio por várias vezes seguidas nas redes sociais, TV ou mesmo nos outdoor da vida, a pessoa já fica condicionada a usar o produto ou abrir uma conta bancária numa determinada agência ou comprar um carro, mesmo que isso signifique usar todas as suas economias. A merchandising é tanta que o filme, novela, programa dura uns poucos minutos, enquanto os anúncios parecem intermináveis. Mas eu me pergunto quanto de tudo que é anunciado é verdade? Se as garantias são mesmo atribuídas ao cliente ou somente a empresa em questão? Tem seguro? E pra que ou pra quem?


Tá na moda usar todo tipo de oratória para captar clientes e o que eu mais ouvi nas últimas semanas: Já encontrou o hotel que você procurava? Mesmo que não tenha como viajar agora eu não consigo parar de pensar onde encontrar preços mais acessíveis ao meu bolso! (risos). Uma propaganda na TV mostrava várias marcas do gênero alimentício oferecendo um hambúrguer "enorme", um big qualquer coisa por R$ 7,00. Fui na minha lanchonete preferida e... Surpresa! Só se eu comprasse o pacote completo! Não foi dessa vez!

O que não falta mesmo são frases lindas e convidativas. Cada empresa tem a sua marca, o seu produto, a sua "generosidade" estampada no slogan. Bom pra todos! Mas esse "todo" me inclui? Essa coca cola toda é mesmo pra mim? (Diga-se passagem que eu adoro coca cola!)  Se tá na moda, seja de mulher para mulher ou foi feito pra você... Se tem mil e uma utilidade e fica online sob sol ou chuva, se nunca atrasa em qualquer fuso horário, se clareia os dentes sem precisar de dentista... Se é inovador, se não tem fronteiras, se é doce mas engorda, se você se sente cliente especial... Não importa... Se você conhece, use e abuse! Porque o bom de tudo que a maior parte do que é anunciado parece mesmo que oferece o melhor serviço por um preço que você pode pagar. Quem já experimentou pode dar até uma "estrelinha" a mais para o site! Nada contra!




Mas o que me chateia mesmo é que na hora H a burocracia embutida no contrato que a gente assina vira um aliado do fornecedor se a gente sofre algum tipo de fraude, débito indevido, por exemplo, ou qualquer outra "dor de cabeça" que não passa com analgésico. Fontes seguras afirmam que 40% dos processos em andamento referem-se a problemas em contas bancárias comprometidas por clonagem de cartão. O Sistema que devia proteger o cliente não reage aos cibercrimes, E você fica refém das análises contratuais para saber se o desfecho do processo vai ser favorável ou não, enquanto o estelionatário está lá fora fazendo mais vítimas. E se for feita a investigação vamos perceber que isso é só a ponta de um iceberg num país de 40° à sombra.

Então eu te convido a analisar determinadas propagandas antes de se aventurar em algum tipo de investimento, viagem, empréstimo, compra e venda ou rendimentos a longo prazo. Eu sei que em algum momento temos que confiar em alguém... Mas não custa nada ficar de olhos e mente bem aberta. #ficaadica


Marion Vaz


Nenhum comentário:

Postar um comentário