sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Características de quem anda por fé e não por vistas


Resultado de imagem para candeia no velador

Antes de entrar no assunto, podemos definir que existem duas maneiras de se perceber as coisas que estão diante de nós. A pessoa que tem um olhar natural observa num plano horizontal, limitado. E desta forma não se consegue ver o "todo". Facilmente se coloca as expectativas apenas naquela parcela que está a sua frente. E como resultado dessa atitude a tendência é ficar preso às pequenas coisas e entender apenas parte do processo. E não importa se estamos lidando com problemas pessoais, no trabalho ou em família, o olhar natural nos restringe e delimita atitudes e decisões.

Mas o olhar do alto amplia sua visão. Experimente visualizar algo por vários ângulos e depois suba numa escada e tente observar melhor. Com certeza você notou uma diferença significativa e seu entendimento foi ampliado. Olhar do alto não te limita ao básico e agora você percebe o que está ao redor, a frente e na retaguarda. Além de ter uma visão melhor do problema, pode visualizar a solução.

"Porque vivemos por fé e não pelo que vemos"
2 Cor 5.7

Agora sim podemos te dar as cinco características de quem anda por fé e não por vistas:

1) Sabe muito bem quem é - Aquele anda por fé tem consciência de quem realmente é, sua essência, de onde vem. E saber o que realmente somos está diretamente ligado as atitudes que tomamos no dia a dia e as nossas escolhas. Um exemplo bíblico disso foi Daniel. Ele sabia muito bem qual era a sua origem (judaica/realeza).  Ele decidiu não se contaminar com porção das iguarias da mesa do rei. Este homem não foi coagido a fazer algo, mas o texto bíblico declara que ele mesmo confrontou seu coração e tomou uma decisão. Não se contaminar não era algo a se negociar, mas um propósito firme do seu coração.

2) Conhece o Deus que serve - Quem anda por fé tem que conhecer o Deus a quem serve. E isto está basicamente ligado a nossa posição diante das circunstâncias. E a pessoa sabe que existe um processo até chegar ao propósito estabelecido por Deus. Nosso exemplo maior: Profeta Elias. No confronto com os profetas de Baal sua atitude foi de fé, coragem e de quem sabia o que Deus iria fazer. Quem anda por fé e não por vista tem coragem de fazer o que ninguém faz e vê o que ninguém vê.

3) Entende que o propósito é muito maior - A pessoa não se prende as circunstâncias, sabe  que o processo é doloroso, não desiste e se mantém otimista. Sabe que o processo é demorado e que atalhos nem sempre são a saída mais rápida. Tem consciência de que durante o processo somos moldados. Entende que o fim sempre será melhor que o início. Nosso personagem bíblico da vez é José. As experiências no Egito foram marcantes, dolorosas, humilhantes, mas ele manteve sua conduta até que Deus cumprisse o propósito para sua vida. Contrariando todas as expectativas de escravo e prisioneiro José se tornou governador do Egito.

4) Conquista e prossegue em meio as adversidades - Quem anda por fé mantém a fidelidade em todas as situações. Adora a Deus pelo que Ele até o fim. Apega-se com firmeza a esperança sabendo que Aquele que prometeu é fiel para cumprir. Quem anda por fé mantém a integridade, mesmo em meio a dor, as perdas, as acusações. Jó perdeu tudo: seu patrimônio, seus filhos, sua herança, sua saúde. Ele tinha todos os motivos para blasfemar contra Deus como sua própria mulher sugeriu. Mas ele permaneceu fiel aos seus princípios. 

5) Contagia os que estão a sua volta - Quem anda por fé leva mais em consideração as bênçãos que recebe do que as coisas ruins que acontecem. Superar o passado e usa sua história como motivação. Andar por fé atrai muitas bênçãos que devem ser compartilhadas com aqueles que estão a nossa volta. E podemos ver isto na Mulher Samaritana. Aquele encontro com Jesus mudou a sua vida, sua perspectiva, mudou seu presente e seu futuro. Quem anda por fé deixa de ter um olhar terreno e para fixar os olhos nos céus. Esta mulher conheceu Jesus de uma forma inesperada e não guardou a bênção para si, ela correu até a cidade e compartilhou a notícia. 

Nosso olhar natural dificulta o entendimento da dimensão da obra que Deus tem a realizar em nossas vidas. As circunstâncias da vida terrena tentam nos fazer parar. Mas temos que usá-las como motivação para chegar ainda mais longe.


Texto de Gabrielle Vaz


Obs: O texto acima foi elabora numa pregação e Deus falou muito ao meu coração através dele e por isso resolvi compartilhar com vocês. E também me sinto honrada em dizer que Gabrielle é minha filha. E tenho visto como o Senhor tem ministrado na vida dela.




Nenhum comentário:

Postar um comentário