segunda-feira, 30 de março de 2020

Tô surtando nesta tal de quarentena

Estresse | Psicólogo em São Paulo

É a mais pura verdade gente. Eu estou surtando nesta tal de quarentena. Assim como vocês estou em casa, presa em meu próprio domicilio, sem poder ir a rua (apenas para o que é essencial como fazer compras). E de início até parece que a gente vai tirar tudo de boa, manter distancia dos amigos e até de parentes. Ok. Alguns nem vale a pena mesmo ficar perto! 

Mas o ser humano foi feito para viver em sociedade, a gente precisa de contato, de conversar, de pegar o sol da manhã. E desde o início do ano fiz planos para minha vida, viajar, conhecer lugares, experiências diferentes e de repente... Vem esse vírus desgraçado mudar toda nossa rotina. Porque nesta semana começa a pior fase. Quem contraiu o vírus vai dar sinais de contágio e com certeza pode contaminar outras pessoas. Então, temos que nos controlar e ficar em casa. E isso é muito importante não só pra você, mas para toda a sua família.

Então eu parei para pensar no quanto é desgastante ficar limitado a quatro paredes. Mesmo que se tenha inúmeras coisas para fazer, e serviço de casa não acaba nunca, tem horas que a gente cansa. e ficar sem fazer nada é pior ainda. Aí você corre para o celular e começa a reler mensagens e se irritar com as novas que vem chegando. 

Porque parece que todo mundo em quarentena resolveu ter uma "opinião formada sobre tudo" e aí começam as postagens sem noção. notei que as pessoas ficaram mais agressivas em seus comentários. E me dá uma vontade de responder a altura e qualificar o indivíduo, que você não tem ideia! Tipo: Vou jogar merd... no ventilador. Mas não posso. Então calmamente vou subindo as postagens para ver se tem algo mais interessante. Não. Não tem.

O jeito é ver um filme na Netflix. Mas... Você tem vizinhos! Que também estão de quarentena! E... Cada um acha que de ouvir música num volume alto, por uma causa, circunstância ou razão que eu não sei. E de repente, parece que você está num hospício. Porque tem coisa que, se você convive só um dia ou um final de semana alternado, tudo bem. Dá para aturar. Mas imagine já acordar de manhã cedo com um vizinho enfurecido com o parceiro gritando feito louco? Imagine ter que ouvir às tantas horas da noite a mesma ladainha?

E já reparou como esse povo gosta de conversar com gatos e cachorros? Gente! Estou surtando! Que vontade de gritar: Esta merda não sabe do que você está falando!!!! Nada contra cães e gatos, eles são lindo... à certa distância. Confesso que depois que um vizinho envenenou meu gatinho desisti de ter bichinhos em casa.  Triste né?

Pensa que acabou? Não! Acho que o maior desafio nesta quarentena é conviver com aqueles que moram dentro da sua própria casa. Por mais que você ame cada um eles (E eu amo demais as minhas filhas) tem horas que você quer silêncio, quer rir sozinha ou fazer um comentário sem que alguém te julgue. Tem horas que você quer tomar um banho em paz, mas a casa está cheia de gente! kkkkk E o melhor conselho que eu ouvi foi: Nesse período conturbado da história a gente tem que manter a calma...  Respondi: Sério? Tá bom! Mas por dentro eu era um vulcão em erupção.

Algo que vem me estressando também é essa incógnita de não saber quem está contaminado, esse medo de pegar o vírus e levar pra dentro de casa, medo de espirrar, de tossir. Tenho tido pesadelos e não durmo bem ultimamente.  E que saudade da minha netinha! Que saudade de cuidar dela, pentear os cabelos, de abraçar. Choro todo dia. A gente se fala por zap mas não é a mesma coisa.

Eu prometo que não vou sair na rua correndo feito louca e colocar minha saúde em risco. Vou cumprir a quarentena. 

A ideia de fazer um planejamento diário para tarefas é boa porque a gente acaba gastando muito tempo em algumas e outras ficam por fazer. Quem mora com filhos, marido, sogra, etc, não tem jeito, melhor ficar "cada um no seu pedaço" e tentar se desvencilhar das encrencas. Podemos preencher nossas tardes e noites  com uma boa conversa, ver fotos antigas, cozinhar algo diferente e até brincar com jogos como dominó por exemplo. Também ouvir música (ops) fazer ginástica, aula de dança, ver uma série na TV... Enfim... 

Às vezes, precisamos ficar em paz por um tempo, cada um no seu quarto, respeitando os limites e o lazer de cada um. Vamos passar por esta quarentena. Não tem outra alternativa. Mas precisamos manter um ambiente tranquilo e agradável em casa. 



Marion Vaz

É... Acho que estou mais calma agora... kkkkkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário