terça-feira, 9 de novembro de 2010

ENEM - Exame Nacional de Ensino Médio


Criado em 1998 para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio em todo país, o objetivo do Enem é orientar as políticas educacionais do Brasil. Muitas faculdades e universidades usam a nota do Exame Nacional em seus processos seletivos.



Mas o Enem perdeu sua funcionalidade quando passou a ser uma “ponte” para uma vaga na faculdade. Em decorrência disso, nos últimos anos, N cursinhos preparatórios vem surgindo numa proporção tal, que se tornou mais lucrativo (penso) que uma quantidade mínima de candidatos seja aprovada, para terem no próximo ano, as matrículas renovadas!

A exposição de nomes de alunos qualificados não me parece suficientemente uma vitória, em virtude do contingente de alunos com pontuação inferior ao estipulado para passar no Enem. Parece-me absurdo que o estudante brasileiro tenha que se submeter a esse tipo de vexame!

O ideal seria que ao concluir o Ensino Médio, o estudante já tivesse vaga garantida numa faculdade do Governo. Caso optasse pelo ensino particular, aí sim deveria prestar exame, mas nas modalidades que mais se adequasse a sua escolha profissional! Não vejo razão para fazer prova de química, por exemplo, se vai fazer Jornalismo! Por que fazer prova de física (mecânica) se optou em cursar História? Não que não sejam diciplinas importantes! Abençoados aqueles que tem vocação para Química Quântica e Física Nuclear!

* Só esse ano cerca de 4,6 milhões, entre jovens e adultos inscritos para as provas do Enem. A distribuição das provas pelo Correio custaria em torno de 18 milhões informou o Ministério de Educação. Uma das gráficas ofereceu o serviço de impressão por 65 milhões de reais. No total MEC afirmou que o gasto previsto com o Enem deste ano seria de 178,4 milhões. Ano passado (2009) totalizou 162 milhões.

Além de todo stress, os candidatos precisaram suportar o desconforto de algumas unidades, o deslocamento – muitos candidatos tiveram que enfrentar verdadeiras maratonas para chegar ao local da prova.


Em uma das unidades, a temperatura ambiente da sala onde foi realizado o exame, podia ser comparada com a de um freezer.

Do lado de fora das unidades, verdadeiros “covis de salteadores”: uma caneta preta comum (que poderia custar apenas 0,60 em qualquer lugar) foi vendida a R$ 2,00; biscoitos e chocolates com preços acima da tabela.

E o que falar das provas? O candidato que deseja uma das vagas na Faculdade precisa, num tempo Record, analisar e interpretar um a um os textos apresentados (ao todo 180) e pensar na resposta correta.



E sem falar que a exposição de muitos dos textos são de caráter informativo. Um sistema que deveria auxiliar o candidato acaba por se transformar numa “câmara dos horrores” à medida que se aproxima o término do Exame.

O que observamos é a total desconsideração do Ministério de Educação, que ano após ano submete os nossos filhos a esse tipo de “guerra” onde o cadidato que está sentado ao seu lado passa a ser visto como adversário: "Ou eu ou ele!"

Milhões de reais foram utilizados na elaboração e produção das provas, transporte, segurança, pessoal de apoio (estamos falando de um número elevado de pessoas que trabalham nos dias das provas, como orientadores, mesários e secretários e todos recebem por isso), E quanto não se ganha com a arrecadação de inscrições por parte daqueles que não estão cursando o Ensino Médio, mas desejam se aventurar nessa empreitada? E repito: Ano após ano!

Após obter, a um custo alto, a tão sonhada pontuação, começa outra maratona, conseguir através do Pro Uno uma vaga disponível na Faculdade. Vaga que será disputada por dois ou mais “gabaritados”. Conclusão: Uma verdadeira “corrida pelo ouro”. Pergunto: O que acontece com o aluno que passou no Enem, mas foi rejeitado na hora da matrícula? O que esperar de um sistema educacional que deveria suprir a necessidades dos alunos facilitando o ingresso numa Faculdade?

Como a nota também é utilizada por pessoas com interesse em ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos (ProUni), a idéia que eu tenho do Exame Nacional de Ensino Médio é de um exame seletivo, mas não é do tipo que passa aquele que sabe, mas aquele que suportou todas as pressões emocionais e conseguiu acertar a resposta!


Alguém poderia dizer: Nem todos são qualificados por isso não passam! Mas se eles estão a dois passos de obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, como não são qualificados? Outra coisa estranha: A prova é realizada ANTES do final do ano, portanto antes do aluno concluir o Ensino Médio. Deve ser por isso que tivemos essa enxurrada de inscrições! Quantos bons alunos ficarão para trás? O que vai acontecer com eles? Pra onde vão? Quantos exames vão ter que enfrentar para conseguir essa bendita vaga?

A nossa Constituição defende o direito a todos de estudar, isso é louvável! Onde estão as faculdades do governo com Ensino Superior gratuito? E o que não falta no Brasil é dinheiro! Eu já percebi que quando falam em desfalques, propinas, facilitações, super faturamento, gastos, etc., todo o cálculo é feito em milhões, nunca num mísero e único real! Os nossos governantes deveria se preocupar em formar bons profissionais, mas não apenas em Cursos Técnicos (o que eu valorizo muito), mas também em Ensino Superior.

Outra coisa que eu também não entendo são os Concursos Públicos. Novamente vemos N cursinhos preparatórios abarrotando as páginas dos jornais. Esses concursos não deveriam ser apenas para pessoas desempregadas? E que tal se o número de inscrições fossem compatíveis com a quantidade de vagas? Mas isso não acontece. São milhões (essa palavra nos persegue!) de inscritos para 200 (duzentas) vagas, por exemplo. E às vezes, parte das vagas é para cadastro de RESERVA! E adivinhem! O cadastro de reserva em muitos casos só dura seis meses, no máximo um ano!

Nessa brincadeira quanto entra para os cofres públicos?! Anh! Milhões! E quantos desempregados continuam engrossando as colunas numéricas das Estatísticas? Alguém arrisca um palpite? Milhões! Se a pessoa já tem carteira assinada por que insiste em prestar concurso público? Mas tem aquele lance dos “direitos iguais”, então voltamos ao velho dilema: Quanto mais pessoas inscritas mais dinheiro em caixa! Por que tudo tem que virar um negócio vantajoso para alguém?

E já que estamos divagando sobre o assunto, porque não há vagas de trabalho para pessoas na faixa etária de 40 a 50 anos? Por que somos excluídos do mercado de trabalho? A maioria das vagas é específica para pessoas até 35 anos! Existem programas para inclusão de aposentados e pessoas da maior idade no mercado de trabalho, mas não tem nada para os “quarentões”! Ufa!

E agora voltando ao assunto... É claro que no final desse artigo, eu não poderia deixar de felicitar os verdadeiros milionários do Enem: os candidatos aprovados!

A vocês, meus caros amigos, as minhas mais sinceras congratulacion porque vocês merecem!

Mas é com tristeza que recebi a notícia que depois dessa maratona toda e todos esses gastos e dois dias consecutivos, sentados numa cadeira (horrorosa) por mais de cinco horas (ao todo 10), o Exame Nacional de Ensino Médio pode ser cancelado por causa de... “problemas no cartão resposta”. Como dizia uma atriz de telenovelas: “Não é brinquedo não!”


Marion Vaz

* Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vestibular
http://oglobo.globo.com/educacao/vestibular

Nenhum comentário:

Postar um comentário