terça-feira, 14 de junho de 2011

Novo Nascimento no Contexto Judaico


A ideia de um novo nascimento surgiu a partir do encontro de um membro do Sinédrio com o mais recente profeta que apareceu em Israel: Jesus.


O homem da Galileia,como era chamado por muitos, percorria as regiões ensinando sobre o reino de Deus e fazendo milagres, o que chamou a atenção do Nicodemos (Livro de João 3).






Interessado na pessoa de Jesus, Nicodemos procura estabelecer um pequeno contato com ele através de uma conversa. Assim que os dois se veem um diante do outro, num determinado horário da noite. Foi assim que começaram a conversar sobre aquela mudança de vida que Jesus nomeava de Novo Nascimento.

Interessante é que o visitante já estava de posse de determinadas informações sobre Jesus e sem o menor constrangimento chama-o de Rabi – uma palavra hebraica para mestre. Assim, além de reconhecer algo de especial, talvez porque já tivesse ouvido, mesmo que de longe, Jesus fazer um de seus discursos, acrescentou a seguinte frase:

- Bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”.

Tal frase já era bastante comprometedora, visto que alguns dos fariseus já estavam bastante irritados, tanto com a presença física de Jesus, como por sua maneira de “provocá-los”. Principalmente quando se tratava da guarda do Shabat.

No mesmo livro de João vamos encontrar este homem chamado Nicodemos em três episódios diferentes: No capítulo 3, seu primeiro contato físico com Jesus, em Jo. 7 50-52, expondo sua opinião a respeito da pessoa de Jesus e arguindo os seus compatriotas sobre a origem do tal profeta da Galileia. Em Jo.19.39 é Nicodemos quem auxilia José de Arimateia no ritual de limpeza e sepultamento do corpo de Jesus, conforme exigia a religião judaica.

Interessante ressaltar que, para muitos estudiosos da Bíblia, essas três aparições de Nicodemos não simbolizam que, uma autoridade judaica pudesse acreditar que Jesus era "alguem vindo de D-us" e que poderia ser mesmo um mestre em Israel naquela época. Descartam totalmente a hipótese de que já no primeiro encontro Nicodemos faz essa declaração, conforme nos mostra a frase mencionada acima.

Apegam-se, para tal incoerência nos questionamentos dele ao tratar com Jesus sobre o fato de que um homem não poderia voltar ao ventre de uma mãe para realizar o tal novo nascimento.

Entendo que, quando Jesus propõe para seu visitante nascer da água e do espírito, não estava fazendo nenhuma proposta incomum. Como Mestre em Israel, Nicodemos já possuía um bom e profundo conhecimento da Palavra – da Lei e dos Profetas. Faltava-lhe talvez, o entrosamento com o Espírito que “sopra aonde quer”.



Mas como o texto bíblico não nos presenteia com mais informação sobre o diálogo, passou-se a imaginar que Nicodemos saiu dali sem receber o novo, mais já conhecido renascimento espiritual.

Por que renascimento? Porque era algo que a própria nação de Israel experimentava devido à realidade política, que muitas vezes, é menosprezada pelo estudante ou palestrante da Bíblia. Assim, se observarmos o panorama histórico veremos que nascer e renascer, ou nascer de novo se assim preferir o leitor desse artigo, era algo comum aquela gente, aquele território, aquela nação.

As indagações de Nicodemos podem ser encaradas como se ele estivesse pensando num plano f'ísico, quando Jesus estava falando de algo espiritual através da água (Palavra) e do Espírito (de Deus) ou Espírito Santo como é mencionado mais adiante.  O certo é que esse Espírito de Verdade (Jo 14.17,26) que “vos ensinará todas as coisas” auxiliaria Nicodemos.

Se voltarmos um pouco no tempo, no livro de Gênesis vamos encontrar o Eterno afirmando para Abrão:"anda na minha presença e sê perfeito". Então, a transformação espiritual era possível a partir de uma atitude do próprio homem. Abrão não seria perfeito por estar na presença de D-us, mas teria que ser "perfeito",santo, honesto, para poder estar em contato com o Senhor.

Hoje, a proposta é bem diferente!

Abrindo um parênteses no texto, o Nascer de Novo ou Novo Nascimento passou a ser um item importante no processo de salvação, na religião cristã. Mas é preciso entender que não era apenas o fato de reconhecer Jesus como “alguém vindo de Deus”, mesmo porque muitos aceitaram e aceitam isso como fato concreto. Mas que houvesse entendimento da Palavra (de Deus) e que o Espírito (de Deus), que é santo, tivesse absoluto domínio sobre a pessoa a ponto de conduzi-la.

Assim, o Novo Nascimento não deveria ser uma consequência da salvação, mas uma condição para ser salvo, ou seja, um processo, algo que precisa ser alcançado através da leitura e do entendimento da Palavra com a ajuda e intervenção do Espírito de D-us.

Interessante mesmo, é o fato do novo nascimento não ser contestado por Nicodemos, pois ele fazia parte de uma geração que praticamente experimentava isso! Havia uma liberdade religiosa e outros fatores que contribuiam no processo de edificação espiritual do povo judeu. Mas havia também algumas limitações impostas pelo Império romano e algumas exigências que praticamente eram responsáveis pelo declínio de alguns religiosos.

O texto bíblico segue diversificando assuntos e Nicodemos deixa de ser mencionado, o que faz muitos estudiosos acharem que a conversa terminou sem qualquer entendimento entre os dois. Talvez seja esse o erro.



Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário