sexta-feira, 10 de junho de 2011

O Trabalho do Semeador

A Parábola do Semeador

Texto bíblico: Evangelho de Marcos 4.3


O Trabalho do Semeador

O ensino por parábolas era uma tática muito utilizada por Jesus, para falar dos mistérios de Deus, do plano da salvação e do reino dos céus. Usava na parábola argumentos que levavam o ouvinte a auto-avaliação e consequentemente, a conversão.

A parábola consiste no uso de fatos do dia a dia para melhor ilustrar as verdades espirituais. Jesus como o Mestre dos mestres, era sem dúvida, o melhor ensinador.

A parábola do semeador inicia fazendo menção do próprio trabalhador em seu caminho. Podemos imaginar um homem rude, forte, levando nas costa ou nos braços, um saco ou recipiente cujo conteúdo, em alguns meses se transformaria em alimento para toda a família. Partes daquelas sementes foram caindo em lugares diferentes e tiveram destinos contrários daqueles que deveriam ter.

Antes de comentarmos o assunto, é importante fazer uma pausa para analisar a qualidade da semente que seria semeada. Por que? É simples! Geralmente, esta passagem bíblica faz referência a prática do evangelismo pessoal. A própria explicação da parábola em outras referências, revela que a semente é a Palavra de Deus, e o que semeia é o homem (Igreja) e que os caminhos são os corações dos homens.

Discutir o problema daqueles corações que não deixaram a semente brotar ou crescer ou dar frutos nos parece ilógico. Visto que a culpa não foi nem do semeador, nem da semente. Os terrenos não estavam preparados para serem semeados. Isto nos leva ao ponto de partida: o trabalho do semeador, a importância do preparo da terra, de aduba-la, do esforço físico, das estratégias para distribuir as sementes, a escolha do terreno.

Fatores externos como clima, excesso ou escassez de chuvas, cultivo e tipos de colheita também vai fazer a diferença no sucesso da colheita.




Como o nosso intuito é a divulgação de uma mensagem espiritual, quanto esforço e preparo deve-se exigir daquele que deseja semear a Palavra de Deus? Todos os conceitos mencionados acima podem ser tomados como exemplo, além daqueles relacionados ao próprio semeador: o estudo contínuo da Palavra, oração, maior conhecimento das demais crenças e religiões, as várias formas de abordagens, o tato com as pessoas, a hora de deixar o Espírito Santo agir, o constrangimento por ouvir um não e ainda assim não deixar se abater.

O semeador precisa estar cônscio que assim como entre processo de plantio e colheita há um período de espera, para a semente brotar, crescer e dar fruto, no evangelismo não é diferente. A conversão de uma alma pode ser imediata ou podem durar semanas, alguns meses ou até anos até a conscientização e a exposição pública da fé em Cristo.


A Semente


No processo da semeadura a escolha dos grãos a serem cultivados também é muito importante. Os melhores grãos darão melhores colheitas. Por isto eles são selecionados e separados para o plantio.



Na parábola em questão, sabemos que a semente é a Palavra de Deus e que não há defeitos na Palavra. Na 2ª epístola de Timóteo aprendemos que: “Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (3.16). Como levar a efeito o processo de escolha dos grãos, acima mencionado, com relação à obra de evangelização?

Levando em conta que os lugares que a semente caiu, é comparado ao coração dos homens pense que cada pessoa tem sua própria personalidade e que somos diferentes uns dos outros. É certo que o Espírito Santo também trabalha de formas variadas em cada coração. O semeador não pode abrir mão da quantidade de passagens bíblicas e versículos que a Palavra de Deus tem, mas pode, com a ajuda do Espírito Santo, escolher o texto que falará com mais clareza ao coração do pecador.

Assim, cada vida, cada situação e cada problema podem encontrar resposta nas páginas da Bíblia. Somente o Espírito Santo pode sondar cada coração e consolar os aflitos, pois este é um dos seus nomes: Consolador (João 14.16). Um semeador (evangelista) inclinado a dar lugar ao Espírito Santo certamente verá os frutos do seu trabalho e se sentirá plenamente realizado.

O Tempo

Já mencionamos que a semente não brota instantaneamente,
há um período de tempo entre um estágio e outro. Em contato com a terra, a semente passa por vários processos até se tornar uma árvore frutífera. O primeiro obstáculo é romper a escuridão do solo, criar raízes e erguer as primeiras e trêmulas folhinhas, são os brotos. O segundo obstáculo é vencer as diferenças climáticas e erguer-se resistindo as pragas, os insetos, germicidas e até a própria ação do homem.

A Palavra de Deus se instala no coração do homem quando encontra lugar e mesmo enfrentando inúmeras dificuldades, que vai da falta de conhecimento do próprio pecador, as divergências religiosas e a ação maligna para retardar ou destruir a obra a ser realizada, o Espírito Santo está trabalhando. Como se não bastasse, o novo convertido pode ainda, sofrer as influências de parentes e amigos que discordam de sua conversão.

Mas ao contrário da semente comum, a Palavra tem poder de romper todas as conjecturas humanas, levando a efeito o processo de salvação do homem. Ela rompe todos os obstáculos e “penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. (Hb 4.12).


Marion Vaz

Artigo pertence ao livro Parábolas do Semeador de Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário