domingo, 11 de dezembro de 2011

Dia da Bíblia



 
“Como purificará o mancebo
o seu caminho? 
Observando-o conforme a tua palavra”

     Salmos 119.9



Quando eu li este verso do salmo 119, fiquei pensando em como aplicar as palavras do salmista em minha vida? Pensei que nesta caminhada o crente precisa dar alguns passos importantes.

O primeiro passo seria uma atitude real e urgente do próprio crente em relação ao Senhor: Deus teria que estar entronizado em seu coração. Quando o salmista diz: “o Senhor é o meu pastor...” isto quer dizer que ele era ovelha! E ter um senhor implica em ter alguém no comando, na direção dos passos e das atitudes. Lembre-se: as ovelhas precisam de um condutor. É Ele quem guia às águas tranqüilas.
                   
O segundo passo seria observar. Não no sentido de apenas olhar, mas de guardar, encucar os preceitos de Deus no coração. Diz o salmista que a palavra é como lâmpada acesa para iluminar os pés e o caminho do servo de Deus (Salmos 119.105). Observe a recomendação do Senhor a Josué para que meditasse nas leis de Deus dia e noite.
                  
A Palavra além de iluminar, ela vivifica, guia, transforma, regenera. Como purificará o jovem o seu caminho? Indaga o salmista e logo após dá a resposta: observar, seguir o que diz as Escrituras sagradas. Não há manual mais completo e eficaz.
                   
O terceiro passo é desprezar, abandonar, drible os convites do mundo. Numa partida de futebol, por exemplo, o jogador tem que driblar seus adversários para chegar ao gol.

Na vida espiritual, é notório que há uma constante peleja do inimigo para broquear os jovens e também os demais crentes, para desviá-los de seus objetivos.  Ele luta de várias maneiras, em alguns para bloquear o entendimento, outros consegue cauterizar as mentes, e alguns ele leva a pessoa ao pecado. Por isto procuramos instar os crentes a manter um caminho de retidão.
                
É preciso manter uma atitude íntegra a qualquer custo, tomando como exemplo os heróis da fé, “os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos estranhos...”

“... e outros experimentaram escárnio e açoites e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio da espada...” (Hebreus 11.33-38). E estes, tudo isto padeceram por amor ao Evangelho de Jesus.


Texto extraído do livro Razões de uma Caminhada de Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário